O branco dos olhos é chamado de esclerótica, que é uma membrana transparente que reveste o globo ocular, envolvendo o olho e a cápsula de água. Esta membrana reflete a luz permitindo que você veja claramente.
Veja também: Você tem olhos de gazela ou de chita? Confira o desafio de visão
Se houver um aumento desse embranquecimento dos olhos, é possível que seja um sinal de doença, exigindo uma visita ao oftalmologista e outros médicos, à procura do diagnóstico correto, seguido do tratamento.
Compartilhando características com outros seres vivos
Existem alguns dos mais notáveis mamíferos que compartilham características oculares com os humanos, como morcegos, roedores, marsupiais e baleias. Os olhos desses animais têm a mesma estrutura básica dos humanos: órbita ocular e uma cavidade onde está o cristalino, que viabiliza a visão à distância, mas também controla o foco e a dispersão de objetos próximos.
Afinal, quais as principais funções do branco do olho?
- Permite que a luz entre: o branco dos olhos reflete a luz e abre um canal ligado aos fenômenos do reflexo, enviando sinais adequadamente ao cérebro.
- Traz equilíbrio: essa característica contribui para manter os ritmos circadianos regulares, permitindo que os olhos tenham uma sensação de equilíbrio e relaxamento.
- Protege os olhos: forma uma camada de proteção que mantém os olhos seguros, impedindo que a poeira, a sujeira e a umidade possam gerar desconfortos.
- Proporciona respostas naturais: os músculos oculares usam o branco como um mecanismo de resposta natural à visão, permitindo que os olhos se movam de acordo com a direção da luz.
- Maximiza a saúde ocular: a película ao redor dos olhos impede o ressecamento associado a inúmeros problemas, garantindo lubrificação natural.
Outras curiosidades
A pigmentação branca em volta dos olhos cria uma proteção contra os raios nocivos da luz, além de apresentar aparência única. Essa representação é mais clara em alguns e mais escura em outros.
Outra curiosidade interessante é que existem pessoas com ‘Olhos Azuis’. O branco do olho destas pessoas é tão claro que a íris parece cobrir quase todo o olho. Esta condição, conhecida como “Síndrome de Waardenburg”, é relativamente rara e pode causar dificuldades na hora de enxergar.