Todo começo de ano é de muito aperto para os brasileiros que têm que pagar os compromissos extras. Além do material escolar dos filhos, tem ainda o Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbano (IPTU) e o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). Veja quais são as melhores formas de quitar o IPTU e o IPVA para economizar.
Leia mais: Afinal, prefeitura pode tomar imóvel com IPTU atrasado? Tenha cuidado!
Por serem tributos estaduais, cada estado define as próprias regras para a quitação dos valores. Então, antes de tudo, é preciso conferir os prazos definidos, assim como os descontos oferecidos para quitação à vista e as condições de parcelamento.
Melhores formas de quitar o IPTU e IPVA para economizar
É comum que muitos estados ofereçam condições mais facilitadas para o pagamento do IPTU e IPVA à vista, com descontos no valor dos impostos. Mas nem sempre a quitação à vista é a melhor forma. Por exemplo, se o desconto for menor que 5,20%, talvez seja mais viável o pagamento parcelado.
Por outro lado, se o incentivo for maior com descontos mais atrativos, quem tiver se planejado e deixou parte do orçamento reservada para os dois impostos pode aproveitar para ficar livre da pendência.
Quem decidir parcelar o valor do IPTU o IPVA precisa se organizar e entender que os dois impostos entrarão como despesa fixa mensal até o fim do pagamento.
A dica dos economistas e reservar parte do dinheiro do FGTS, por exemplo, para ter de reserva para pagar à vista quando o desconto for vantajoso ou usar esse recurso para pagar as parcelas ao longo dos meses.
Cada cidadão deve conferir qual é a opção mais vantajosa de acordo com a própria realidade. Então, para se organizar, confira o calendário do IPTU e do IPVA no seu estado e encontre as melhores formas de quitar os dois tributos com base no seu orçamento. Nessas horas, planejamento financeiro é tudo.