Golpistas e criminosos na internet estão sempre visando não serem achados com novas inovações tecnológicas. No ato do golpe, é comum que se finjam como profissionais ou empresas fazendo um ato legítimo, quando é o contrário.
Veja também: Novo golpe de R$ 150 do Nubank: a comemoração da vez é o Carnaval
O meio mais popular em que eles acontecem é pela internet. Entre alguns deles: a própria ligação direta, o WhatsApp, SMS, entre outros mensageiros, o e-mail falso e perfis falsos.
Exemplos de golpes online
Vamos começar pelos e-mails falsos, que podem conter vírus que fazem a recolha de informações financeiras e cadastrais.
E-mails falsos são aqueles em que você recebe várias notificações de supostos pagamentos aprovados com valores altos (algo chamativo e preocupante), mas que não aconteceram de fato. Ou seja, são apenas manobras para a aplicação dos golpes. Jamais entre diretamente nestes e-mails e nos links deles, é exatamente o que os golpistas querem.
Para verificar a situação, entre na plataforma oficial e vá no seu financeiro. Se não tiver nada lá, ignore e bloqueie quem está enviando. Além disso, cuide também para não bloquear o perfil oficial no seu correio eletrônico.
Numa situação em que um banco no qual você não é sequer cadastrado peça suas informações bancárias ou pessoais, fotos do seu cartão de crédito, é o seu momento para desligar e não dar prosseguimento.
Outros golpes populares feitos por meio de mensageiros
Falando sobre o golpe de aluguel, tenha preferência pela realização da efetivação de aluguéis e assinaturas de contrato por meio de sites seguros, confiáveis e que sejam oficiais.
Não feche nenhum contrato suspeito por meio do seu telefone. Pesquise também o preço. Ou seja, os criminosos são espertos e oferecem um preço abaixo da média para terem maior chance de serem escolhidos.
Mais uma situação é o golpe do PIX em que se passam por um familiar seu. Se possível, fale com a pessoa e certifique-se de que ela está realmente precisando de ajuda. Outro recurso a ser acionado é o de chamar o número antigo da pessoa, não faria sentido ela criar uma conta nova se ainda tem acesso a uma antiga.
Fique de olho em comunicados da Receita Federal
Criminosos também chegaram a enviar e-mails falsos em que diziam para que os leitores ajustassem a sua situação com o Imposto de Renda. Além disso, a Receita Federal chegou a emitir um comunicado referindo-se ao golpe e falando para não prosseguirem com a situação.