scorecardresearch ghost pixel



Alerta: golpe do licenciamento está enganando donos de veículos no Brasil

No golpe do licenciamento, os criminosos enviam e-mail e mensagens por WhatsApp para as vítimas indicando um link para baixar o documento. Cuidado.



O golpe do licenciamento tem feito muitas vítimas no Brasil. Vários proprietários de veículos procuraram a Polícia Civil para registrar o prejuízo e fazer um boletim de ocorrência. É mais um esquema de fraude na intenção de roubar os dados e usar as informações pessoais para novos crimes. Veja como identificar o golpe e se proteger.

Leia mais: Novo GOLPE! Nome do Nubank é usado em app que recebe até PIX

Sempre que existe uma grande movimentação de dinheiro, como o pagamento do IPVA, licenciamento ou até mesmo o Sistema Valores a Receber, do Banco do Brasil, os criminosos ficam de olho na oportunidade para aplicar novos golpes.

Golpe do licenciamento

É importante que os brasileiros tenham muita atenção para nunca clicar em links duvidosos que colocam as informações pessoais em risco.

O golpe do licenciamento tem sido enviado por e-mail. A orientação é, antes de tudo, desconfiar de links que são enviados pelo correio eletrônico, mais ainda por remetentes desconhecidos.

Além disso, a dica é notar se a mensagem indica a página oficial do Departamento de Trânsito (Detran). No Rio Grande do Sul, por exemplo, o Detran identificou vários e-mails falsos com mensagens semelhantes às que são enviadas pelo departamento.

A diferença é um link que indica a possibilidade de baixar o documento do licenciamento como PDF. A orientação do Detran é para que as pessoas não cliquem em nenhum link, já que o Departamento de Trânsito não envia o certificado de licenciamento por e-mail.

O documento deve ser gerado pelo dono do veículo nos canais oficiais de atendimento. A intenção dos criminosos é apenas roubar os dados das vítimas para depois aplicar novos crimes virtuais.

Como não cair no golpe

É importante desconfiar de todas as mensagens que indicam links, seja por e-mail, mensagem SMS ou WhatsApp. Na dúvida, prefira sempre acessar as páginas oficiais ao invés dos links enviados por e-mail ou qualquer outra forma de contato.

Além disso, para gerar o documento de licenciamento é preciso quitar todas as parcelas, como o IPVA e multas vencidas, e só então acessar o aplicativo da Carteira Digital de Trânsito. O documento nunca será enviado por e-mail.




Voltar ao topo

Deixe um comentário