scorecardresearch ghost pixel



Abriu o jogo! Segredo valioso de Warren Buffett pode mudar suas finanças

Descubra um dos hábitos que Warren Buffett desenvolveu para atingir o sucesso no mundo financeiro. Ele é um dos homens mais ricos do mundo.



Um dos investidores mais bem-sucedidos do mundo é também um dos magnatas mais ricos de todos. Warren Buffett possui várias frases de efeito e se destacou por ser um especulador de primeira linha, ganhando muito dinheiro de forma automática, apenas com o conhecimento do mercado financeiro. Muitas pessoas se espelham em seu sucesso e gostariam de ter uma vida semelhante à dele.

Veja também: Mais ‘pobres’! 4 bilionários da tecnologia que perderam dinheiro em 2022

Uma das frases mais célebres de Warren Buffett encontra respaldo até mesmo na mais fina psicologia. A dica que ele dá é a seguinte: “seja receoso quando os outros forem gananciosos e ganancioso quando os outros estiverem receosos”.

Warren Buffett revela parte do segredo de seu sucesso

A frase sintetiza uma das estratégias do acionista Warren Buffett. Ele revelou essa poderosa dica em uma carta escrita no ano de 1986. Nela, o magnata explica o porquê de comprar determinadas ações que desvalorizavam com frequência.

Segundo Buffett, um de seus segredos é gastar quase 6 horas por dia pesquisando as empresas em que deseja investir. Se entender que elas podem ser lucrativas, ele espera que as ações caiam para poder comprar um bom número delas.

Esse hábito pode ser encontrado na psicologia pelo nome de “viés de recência”. “Em teoria, o julgamento do risco deveria ser feito a partir de uma média de longo prazo. O que acontece é que incidentes recentes ganham mais peso porque estão mais frescos na memória”, explicou Daniel Kahneman, ganhador do Prêmio Nobel, em seu livro Ruído: Uma Falha no Julgamento Humano.

Onde o viés de recência é observado?

Embora não tenha esse nome, o viés de recência é um dos segredos de Warren Buffet na conquista de tanta fortuna ao longo do tempo.

O conceito psicológico pode ser observado em algumas situações práticas como: o estouro das criptomoedas no mercado; as enormes contratações do setor de tecnologia, as quais terminaram em dezenas de milhares de demissões recentemente e por aí vai.

Ambos os casos são exemplos de decisões tomadas em contextos imediatos, sem análise de longo prazo.




Voltar ao topo

Deixe um comentário