scorecardresearch ghost pixel



Adeus, privacidade! Tecnologia via Wi-Fi permite ver através das paredes

Dá medo: pesquisadores de universidade norte-americana desenvolveram um método capaz de ver através das paredes em situações e ambientes diversos.



Dentro da Universidade Carnegie Mellon, localizada na Pensilvânia (EUA), pesquisadores conseguiram desenvolver um método bastante inovador. A tecnologia apresentada é capaz de detectar o formato tridimensional e todos os movimentos do corpo humano em um ambiente qualquer por meio de Wi-Fi. Seria como se fosse possível ver através das paredes.

Veja também: Ladrões de internet! Alguém pode estar usando seu wi-fi sem sua permissão

A tecnologia desenvolvida utiliza o DensePose – um sistema de mapeamento de pixels na superfície do corpo humano. Seria como se estivesse mapeando uma foto, por exemplo. Trabalharam nessa pesquisa funcionários da divisão de inteligência artificial do Facebook e pesquisadores de Londres.

Nova tecnologia consegue ver através das paredes com Wi-Fi

O artigo que mostra os resultados do experimento capaz de ver através das paredes foi publicado recentemente no arXiv (servidor de pré-impressão). Para captar os sinais, foi mapeada uma rede neural profunda capaz de interpretar os sinais de Wi-Fi enviados e recebidos. Eles são capazes de desenhar as coordenadas exatas do corpo humano.

Vale destacar que já há bastante tempo os cientistas trabalham em forma de conseguir ver através das paredes. Inclusive, em 2013, uma equipe do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT-EUA) conseguiu um resultado semelhante com sinais de celulares. Em 2018, outra pesquisa do MIT usou o Wi-Fi para detectar humanos em outra sala e traduzir os movimentos que eles faziam.

De acordo com o artigo divulgado recentemente, os cientistas acreditam que os roteadores de Wi-Fi podem, no futuro, substituir câmeras RGB normais. Embora a visão não seja detalhista, é possível perceber a presença de pessoas e até identificar alguns dos movimentos e trajetórias.

O uso do sinal de internet é bastante útil do ponto de vista que independe da iluminação e dificuldades com lentes. Esses pontos são desafios que as câmeras tradicionais e até as mais modernas continuam enfrentando no quesito de segurança.

“De fato, a maioria das famílias nos países desenvolvidos já têm Wi-Fi em casa, e essa tecnologia pode ser dimensionada para monitorar o bem-estar das pessoas idosas ou apenas identificar comportamentos suspeitos na residência”, afirmam os pesquisadores sobre o novo experimento de ver através das paredes.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário