A domesticação de gatos é um processo pelo qual estes animais foram adaptados à vida doméstica. Os primeiros registros dessa prática datam do século VII a.C e os egípcios eram os primeiros a criar gatos por causa de seu valor na caça de roedores. Posteriormente, outros povos adotaram a criação, desenvolvendo afeição por esses pequenos felinos dóceis.
Veja também: Do jeito deles! 4 sinais que seu gato te ama muito sem sombra de dúvida
Descubra como gatos podem fazer bem para a saúde mental
Eles conseguem manter seu coração tranquilo
Os gatos acordam para receber carinho e dependem de você, expressando sua gratidão pelo olhar. A fofura deles conquista qualquer um, levando à admiração e apego, em uma relação de cumplicidade, porque parece que eles realmente entendem seu coração como ninguém mais conseguiria.
O ronronar dos felinos tem efeito calmante
Aquele som de ronco provocado pela barriga quando eles estão extremamente confortáveis tem efeito calmante. A mistura da alegria com a preguiça é o charme do felino que rapidamente desperta nas pessoas o mesmo conforto, considerando o ronronar e os movimentos da barriga.
Os momentos divertidos melhoram o humor
Quem tem gato em casa sabe que todo dia há uma situação inusitada, seja de um inseto capturado, móvel destruído e grandes saltos. Não tem como não notar esses episódios de brincadeiras, pois qualquer estímulo é suficiente para entreter seus pets, dispostos a melhorar seu humor sem dificuldade.
Alguns conseguem intervir em crises de ansiedade
Apesar de não entender o mundo da mesma forma que as pessoas, conforme todo ser senciente, tem instinto de proteção. Autistas e pacientes que enfrentam transtornos psicológicos podem se beneficiar da companhia supervisionada de um gato, responsável por amenizar momentos de sofrimento intenso.
Eliminam o seu sentimento de solidão
A presença dos gatos transforma rapidamente a atmosfera e ninguém está só ao seu lado. Você pode conversar com ele, propor jogos interativos e acompanhar seu crescimento. Aos poucos uma casa que era vazia e silenciosa vai sendo preenchida pela presença do novo companheiro.