scorecardresearch ghost pixel



Agência Brasil utiliza linguagem neutra em publicação; entenda a opção

Ao menos seis novos ministros do governo Lula também utilizaram a linguagem neutra em suas cerimônias de posse.



Uma publicação da empresa oficial de comunicação do governo federal, a Agência Brasil, chamou atenção ao utilizar a linguagem neutra. Bastante criticada durante o governo Bolsonaro, ela também foi usada por ao menos seis novos ministros de Lula durante suas posses.

Leia mais: Atenção: governo vai suspender saque-aniversário do FGTS em março

O texto é sobre o 1º Encontro de LGBT+eleites, realizado nos dias 20 e 21 de janeiro, considerado um “esquenta” para o Dia Nacional de Visibilidade Trans, celebrado no próximo dia 29. O evento contou com a participação das deputadas federais trans Duda Salabert (PDT-MG) e Érika Hilton (Psol-SP), além da primeira deputada estadual intersexo, Carolina Iara (Psol-SP).

A publicação cita “parlamentares eleites para a Câmara dos Deputados e também para as Assembleias Legislativas dos Estados”. Os uso do gênero neutro em palavras como ‘eleite’, ‘deputade’ e ‘parlamentare’ impressionou alguns e desagradou outros.

A Agência Brasil explica, no fim do artigo, que a “repórter utilizou o gênero neutro nas construções das frases” a “pedido das parlamentares eleites”.

A variação da norma gramatical é bastante adotada por pessoas que não se identificam com nenhum gênero (agênero) ou que não se identificam apenas com masculino ou feminino (não binárias). Quem a utiliza apenas insere a letra “e” em substantivos no lugar de “a” ou “o”, e também adere aos pronomes “elu”, “delu”, “ile” e “dile”.

Na posse do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, a linguagem neutra foi usada no momento dos agradecimentos a “todos, todas e todes”. A palavra “todes” foi repetida também durante as posses de Márcio Macêdo na Secretaria-Geral de Governo; de Margareth Menezes na Cultura; e de Silvio Almeida, nos Direitos Humanos e da Cidadania.

Aceitação e críticas

Nem mesmo dentro do governo Lula, a aceitação da construção é unanimidade. Enquanto era deputada, a nova ministra do Turismo, Daniela Carneiro, apresentou um projeto de lei para vetar o uso da linguagem neutra em escolas públicas e privadas. Segundo a proposta, ela é inaceitável e uma “deturpação da Língua Portuguesa”.

“Uma língua é adquirida, é aprendida, não é inventada; e não é aceitável que essa ilegítima invenção seja reproduzida justamente no local onde os estudantes deveriam aprender a utilizar a Língua Portuguesa de acordo com as regras gramaticais”, diz o projeto de lei.

Durante a gestão de Bolsonaro, a variação foi extremamente criticada. “Uma parte da garotada nem sabe português e quer a linguagem neutra. É impressionante. Antes de explicar o pronome neutro pergunta se sabe a diferença do pronome pessoal do caso reto, do caso oblíquo”, disse o ex-presidente em conversa com apoiadores.

Segundo levantamento do GLOBO, a proibição da linguagem neutra é o foco de 58 projetos de lei apresentados desde 2019. Um deles, de autoria do Sargento Eyder Brasil, foi aprovado em Rondônia, mas acabou sendo derrubado pelo Supremo Tribunal Federal (STF).




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Notícias relacionadas

Deixe um comentário