Um relacionamento amoroso exige trabalho, dedicação e força de empatia para que ele prospere e seja longevo. Por mais que a paixão tenha sido avassaladora, ela não será suficiente para manter uma relação ao longo dos anos. Inclusive, um estudo de Allen W. Barton, da Universidade de Illionois Urbana-Champaign, revelou um método científico para construir uma parceria saudável.
Veja também: 5 sinais de que seu relacionamento vai bem, obrigado! Pode respirar aliviado
Barton analisou mais de 300 casais afro-americanos durante mais de um ano (um total de 15 meses). Foram apontados detalhes do dia a dia, da comunicação entre as partes e do relacionamento como um todo.
O mesmo pesquisador, em 2015, tinha feito outro estudo semelhante, porém focado apenas na população branca. Diante de todos os fatos, o pesquisador chegou a uma palavra “mágica” que, segundo ele, é capaz de manter qualquer relacionamento saudável. Para ele, as pessoas devem dizer mais a palavra “obrigado”.
Um relacionamento saudável precisa dessa palavra para dar certo
O estudo de 2015 foi parar no Journal of Social and Personal Relations. Mesmo diante de problemas financeiros dentro do relacionamento, o pesquisador notou que um agradecimento sincero era capaz de suavizar as situações e aproximar o casal.
“Mesmo que a comunicação negativa entre o casal tenha aumentado, sentir-se valorizado ajuda a manter a chama acesa e dá tempo para resolver o resto dos problemas. Nem todo casal vai ser bom em comunicação, principalmente quando as coisas esquentam ou ficam intensas, mas apreciar o trabalho um do outro com um sincero “obrigado” é remar na direção certa”, disse o pesquisador sobre suas análises.
A amostra que Barton estudou em 2022 consistia principalmente de pessoas de meia-idade que viviam em áreas rurais. A maioria deles tinha problemas financeiros, o que mais uma vez demonstrou que a gratidão ajuda a manter um clima cordial e saudável no relacionamento.
Barton mostrou que a gratidão não depende de gênero ou raça, é algo que os seres humanos apreciam globalmente. Às vezes, um sincero “obrigado” pode significar muito mais do que um “eu te amo” levianamente falado.
Foto: fizkes/Shutterstock