Um idoso de Porto Alegre perdeu mais de R$ 13 mil devido à ação de criminosos que está sendo chamada de “golpe da atualização cadastral”. De acordo com a vítima, o bandido o abordou na fila do caixa eletrônico enquanto ele sacava dinheiro. O aposentado prestou queixa informando que quantias foram debitadas da conta sem autorização.
Leia mais: Não atenda chamadas de vídeo de desconhecidos: ISSO é um novo golpe
Entre as transações feitas na conta bancária do homem, estavam algumas compras e transferências bancárias. Inclusive, uma compra online de R$ 5 mil foi paga à vista com o seu cartão, além de R$ 3 mil que foram gastos em uma loja de materiais de construção. Após se tornar mais uma vítima do golpe, o idoso tenta negociar com as instituições para cancelar as operações e diminuir os seus prejuízos.
Como funciona o golpe de atualização cadastral?
Os bandidos que aplicam esse golpe têm como principal alvo os idosos, visto que alguns deles têm dificuldades de lidar com as novas tecnologias. O indivíduo seleciona a vítima que esteja utilizando o caixa e espera atrás dela na fila.
Assim que o idoso termina de realizar a operação e liberar o equipamento, o criminoso chama a atenção da vítima e entrega um papel que supostamente teria sido emitido pelo caixa eletrônico. Nele, haverá o nome do banco e um número de protocolo, informando que a vítima precisará fazer a atualização de seu cadastro ou então o banco cancelará o seu cartão e irá cobrar uma taxa de R$ 89,90.
Ao perceber que a pessoa se preocupa com a situação, o golpista oferece ajuda, dizendo que já fez a mesma operação alguns dias antes. Com isso, ele aproveita para descobrir a senha do idoso e roubar os dados de seu cartão.
Como se proteger?
Para se proteger deste e de outros golpes aplicados por criminosos nos bancos, é necessário ficar atento a alguns pontos. A polícia reforça que os indivíduos nunca devem compartilhar os seus dados bancários com terceiros, tampouco devem passar informações pessoais e bancárias por telefone ou e-mail.
Só saia do caixa eletrônico quando tiver certeza de que a operação foi finalizada e que o acesso à conta tenha sido encerrado. Caso suspeite de um golpe, entre em contato o mais rápido possível com o banco e também com a polícia.