scorecardresearch ghost pixel



Benefício para jovens libera viagens de graça no Brasil; 3 milhões já usam

Para aproveitar os benefícios do ID Jovem e viajar sem pagar nada, os brasileiros precisam ter os dados no Cadastro Único (CadÚnico).



A Identidade Jovem (ID Jovem) garante vários benefícios aos brasileiros com idade entre 15 e 29 anos. Eles podem viajar de graça e garantir muitos descontos em eventos culturais, artísticos e esportivos. Veja como participar do programa.

Leia mais: Jovem é proibida de ir na festa da prima e por isso faz algo inacreditável

O programa do Governo Federal funciona como a carteira de Identidade Jovem. É exclusivo para as pessoas de baixa renda inscritas no Cadastro Único (CadÚnico).

ID Jovem para viajar de graça

A carteirinha do ID Jovem permite viajar de graça ou pagar somente a metade do preço. Isso sem contar que as pessoas que contam com o benefício também conseguem descontos em diversas programações de cultura e lazer.

As pessoas atendidas pelo ID Jovem podem aproveitar 50% de abatimentos em entradas para cinemas, teatros, shows e outros eventos.

A renda familiar mensal tem que ser de até dois salários mínimos, segundo os critérios definidos para o ID Jovem. Mais de 3 milhões de brasileiros contam com o benefício.

Há ainda a vantagem de aproveitar a isenção do pagamento de taxa para a emissão da Carteira de Identidade Estudantil. Para aproveitar o benefício, os jovens precisam estar estudando.

É essencial manter o CadÚnico atualizado. Quem ainda não tem o cadastro precisa primeiramente procurar uma unidade do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) da cidade onde mora e apresentar os documentos pessoais, além do Número de Identificação Social (NIS).

Como solicitar o ID Jovem

Com o CadÚnico em mãos, veja como solicitar o ID Jovem:

  • Entre no site do ID Jovem;
  • Defina a opção “Emitir ID Jovem”;
  • Clique em “Gerar ID Jovem”;
  • Digite seu nome completo, nome da mãe, data de nascimento e número do NIS;
  • Clique em “Gerar ID Jovem”.

O documento tem validade de seis meses. Ao final do prazo, os jovens podem entrar com um novo pedido para atualizar a carteirinha e garantir todos os benefícios do programa federal.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário