Blindado! 6 ajustes para fazer no celular que vão te manter em segurança

Manter o celular seguro hoje em dia pode não ser tarefa fácil. O jeito é apelar para dicas de segurança que vão fazer toda a diferença.



O celular é um item que não pode faltar na vida das pessoas que desejam ter mais praticidade. Seja no trabalho ou em atividades do cotidiano, é possível encontrar diversas ferramentas ligadas a serviços essenciais, como corridas de aplicativo, entrega de comida e outras compras online. Sendo assim, não deixe de atualizar todas as barreiras de segurança presentes no seu aparelho. Confira algumas dicas abaixo.

Veja também: Faça ISSO se quiser comprar passagens aéreas mais baratas pelo celular

Bloqueie o acesso a câmeras e microfones de certos apps 

Quando você decide instalar um aplicativo, existe um termo de condições estipulando quais serão os dados coletados. Contudo, preste atenção se a aplicação exige acesso à câmera, pois a maioria dos apps não necessitam dessa ação. Caso contrário, terceiros poderão observar suas atividades, comprometendo sua privacidade ao ouvir e ver sua realidade. 

Restrinja a visibilidade das notificações na tela do celular 

É possível que alguém veja pela tela determinadas mensagens confidenciais, então não se esqueça de desativar a visualização de notificações dessa maneira. Essa medida protege seus dados e a intimidade dos seus colegas que compartilham recados a todo momento por meios virtuais. 

Coloque uma senha para ativar o aplicativo do WhatsApp 

Recentemente, o grupo Meta liberou uma nova função na plataforma que garante um desbloqueio por senha. Os usuários de iPhone têm a opção de ativar o Face ID, reduzindo as chances de invasão. Portanto, garanta que só você terá capacidade de acessar os contatos.

Ative a autenticação em dois fatores para evitar clonagens 

A autenticação em dois fatores permite que o login em outros aparelhos seja realizado mediante um código, encaminhado para um e-mail ou celular no qual apenas o usuário tem a senha. O objetivo dessa opção é combater clonagens e roubo de senhas, entre outros tipos de cibercrimes. 

Desative o rastreamento em tempo real 

Alguns apps pedem que você compartilhe a sua localização, mas não é necessário desativar o GPS. Apenas busque nas configurações de segurança a opção de restringir determinados administradores. Jamais permita que alguém saiba onde você está, a não ser que seja de confiança.

Foto: Tero Vesalainen/Shutterstock




Voltar ao topo

Deixe um comentário