Bolsa Família 2023: novo pente-fino está deixando beneficiários preocupados

Ainda não há prazo final para tal avaliação. Estudo será realizado em parceria com o IBGE.



A posse sobre o novo governo de Luiz Inácio Lula da Silva ocorreu neste domingo, 1. O evento já chegou acompanhado de diversas resoluções. Entre elas, uma revisão no Bolsa Família que pegou alguns de surpresa. Segundo Wellington Dias, ministro do Desenvolvimento Social, haverá um pente-fino na lista de beneficiários.

Leia mais: Lula confirma Bolsa Família de R$ 600 e isenção de impostos sobre combustíveis

O que é importante ter em mente é que ainda não há um prazo para finalizar tal revisão.

Bolsa Família

O novo Governo Federal já havia indicado que buscava redesenhar o programa que, durante a gestão de Jair Bolsonaro, foi batizada de Auxílio Brasil. Neste contexto, o objetivo da medida atual é reavaliar a lista de beneficiários no Cadastro Único (CadÚnico) para que ela possa ser mais assertiva.

Por fim, também vale lembrar que algumas regras do programa também sofrerão alterações para melhor se adequar às políticas governamentais.

No total, o Auxílio Brasil chegou a ter mais de 21 milhões de beneficiários durante o governo anterior. Em síntese, o novo ministro afirma que ainda não é possível cravar uma estimativa do número de pessoas que podem sofrer desligamento do programa de benefícios.

Neste sentido, Dias afirmou que o ministério vai trabalhar em parceria com o Instituo Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para revisar a população inscrita no Bolsa Família. A ideia é que seja feita uma espécie de censo especial para o cadastro.

Histórico

O Auxílio Emergencial foi um recurso instituído durante a pandemia. Desde então, algumas fraudes e erros em benefícios sociais têm sido recorrentes. É por isso que muitos especialistas já vinham defendendo a necessidade de se aprimorar o cadastramento dos beneficiários. Isso porque, em suma, o número de famílias com um único integrante no cadastro aumentou em cinco milhões em um prazo de apenas 11 meses.




Voltar ao topo

Deixe um comentário