scorecardresearch ghost pixel



Bolsa Família fará pente-fino que pode bloquear ESTAS famílias em 2023

O governo federal quer rever os pagamentos para garantir pelo pente-fino que o Bolsa Família vai chegar a quem realmente depende do dinheiro.



O novo governo federal deve fazer um verdadeiro pente-fino na troca do Auxílio Brasil para o programa Bolsa Família. A previsão é rever todos os dados dos brasileiros incluídos no Cadastro Único (CadÚnico) para conferir as famílias que perderam o direito ao benefício pago todos os meses.

Leia mais: Qual aplicativo pode liberar o Bolsa Família em 2023? Descubra agora!

A ideia é acabar com as fraudes, que custam caro para os cofres públicos e impedem que mais famílias que realmente precisam do dinheiro sejam atendidas pelos programas sociais. O novo governo trabalha com a hipótese que muitos seguem recebendo o auxílio todos os meses de forma indevida. Veja como evitar que o pagamento seja bloqueado.

Pente-fino no Bolsa Família: quem poderá ser excluído?

O Cadastro Único é o banco de dados do governo federal que reúne as principais informações sobre as famílias que vivem em situação de pobreza ou extrema pobreza.

É por meio dele que o governo federal direciona todos os programas de auxílio aos brasileiros. Para evitar fraudes e pagamentos indevidos, a previsão é que o Bolsa Família retome depois de um pente-fino no Cadastro Único.

As pessoas que estão com o perfil desatualizado devem fazer o quanto antes os ajustes necessários para não correr o risco de terem o benefício cancelado durante a revisão.

Qualquer alteração na renda da família ou cadastros que estejam desatualizados há mais de dois anos podem cair na revisão dos benefícios pelo governo federal.

A intenção é acabar com os cadastros fraudulentos e destinar os recursos para aqueles que realmente dependem do auxílio. O pente-fino foi anunciado pelo senador Wellington Dias (PT/PI), que vai assumir o Ministério do Desenvolvimento Social.

Ele antecipou que o pente-fino é uma das prioridades. São mais de 90 milhões de famílias cadastradas no CadÚnico e muitas delas estão com os dados incompletos. Quem continuar atendendo às regras do programa não precisa se preocupar, já que o benefício será mantido para todos que atendem aos critérios.




Voltar ao topo

Deixe um comentário