scorecardresearch ghost pixel



NOVO pente-fino do Bolsa Família vai começar: informais perderão o benefício?

Com o novo pente-fino no Bolsa Família, muitos beneficiários ficaram com dúvidas sobre a permanência de trabalhadores informais.



Para garantir a eficácia do repasse dos programas sociais, o uma das medidas realizadas pelo Governo Federal é o pente-fino. Com ele, é possível verificar quais beneficiários não possuem mais direito ao pagamento de benefícios, além de identificar possíveis cadastros irregulares no sistema. Dessa vez, o governo anunciou que irá fiscalizar os cadastros referentes ao Bolsa Família.

Veja também: Quem recebe BPC pode aderir ao Bolsa Família? Regra é clara quanto a isso

O intuito do novo pente-fino no Bolsa Família é corrigir possíveis erros na concessão dos benefícios. Para isso, o governo utilizará a ajuda da Inteligência Artificial (IA), focando em irregularidades que podem comprometer o pagamento correto do programa. Dessa forma, as famílias que realmente precisam do benefício e que estão com o cadastro atualizado, podem ficar tranquilas.

A ação do Governo Federal visa penalizar apenas os cadastros inadequados, penalizando possíveis fraudes existentes no sistema do CadÚnico. Vale ressaltar que manter os dados cadastrais atualizados é imprescindível para que o benefício não seja cancelado. Mudanças de endereço, falecimento ou nascimento de membros da família devem ser informados para a atualização do cadastro.

Bolsa Família Cancelado
Foto: favorita1987/Shutterstock

Pente-fino contará com Inteligência Artificial (IA)

O uso da Inteligência Artificial no pente-fino do Bolsa Família mostra o avanço tecnológico do Governo na fiscalização dos cadastros. Com a tecnologia, será possível realizar uma análise mais profunda dos dados dos beneficiários de forma mais eficiente. Além disso, o uso da IA permite também maior precisão na identificação de possíveis golpes no benefício.

Ao contrário do imaginado, a tecnologia não irá invadir a privacidade financeira dos beneficiários ou impedir a realização de suas atividades econômicas informais. O uso da IA tem o intuito de aprimorar a verificação e assegurar que o benefício financeiro seja concedido para os cidadãos que realmente precisem do dinheiro.

Por fim, vale ressaltar que as operações financeiras realizadas pelos beneficiários, como recebimento ou envio de Pix, compras no cartão de crédito e movimentação de pequenos negócios informais, estão protegidas por sigilo bancário. Assim, a IA será utilizada respeitando a proteção dos dados dos clientes, focando apenas em padrões de fraudes identificáveis.




Voltar ao topo

Deixe um comentário