Colher que realça o sabor da comida? Sim, ela já existe e é incrível

O objetivo dessa colher inovadora é impedir que as pessoas adicionem muito açúcar e sal na comida do dia a dia. Veja como funciona.



Já imaginou poder realçar o sabor da comida sem precisar adicionar nenhum tempero a mais? Isso é possível com uma nova invenção surgida nos Estados Unidos.

Veja também: Tem diabetes tipo 2? Remédio natural ajuda a controlar a doença

O objetivo dessa inovação é impedir que as pessoas adicionem muito açúcar e sal na comida do dia a dia. Afinal, esses dois ingredientes em excesso podem causar diabetes, pressão alta, sobrepeso, entre outros problemas.

A iniciativa, de um grupo de estudantes norte-americanos, é uma continuação de um projeto japonês. Esse primeiro criou hashis tecnológicos que modificam o sabor da comida.

Conheça a colher que realça sabores

Ela se chama Sugarware e ainda está em processo de desenvolvimento. Ela promete estimular a língua por meio de seu formato com pequenas protuberâncias. Ou seja, em sua superfície, a colher tem uma camada de moléculas que interagem com os receptores de proteínas na língua.

Dessa forma, o utensílio “engana” o cérebro e intensifica o sabor dos alimentos, sejam doces ou salgados. A ideia dos estudantes surgiu a partir de pesquisas que falam da importância dos talheres na experiência gastronômica. 

Em outras palavras, o peso, material e a textura de colheres e garfos influenciam no gosto da comida. No início, o projeto era voltado para pessoas com diabetes, porém se percebeu o benefício da redução de sal também. Vale dizer que os Estados Unidos são o maior consumidor de adoçantes do mundo.

A nova colher vai chegar no Brasil?

Por enquanto, não. O projeto, mesmo sem data de conclusão, vem sendo reconhecido por premiações e publicações científicas. Os estudantes que idealizaram a colher ainda não têm planos para vendê-las em grande escala.

Ou seja, a solução por enquanto é observar a quantidade de açúcar e sal que adicionamos na comida do dia a dia. Muitas vezes, vale a pena perder um pouco no sabor para ganhar qualidade de vida.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário