É necessário pensar que a vida doméstica está cercada de comportamentos que não são vistos de forma crítica. Por exemplo, muitas pessoas não lavam o pano de prato, deixam de tampar o vaso sanitário ao dar descarga e permitem que o lixo orgânico fique exposto. Ainda sim, é necessário repensar certas ações do cotidiano, na intenção de prevenir problemas ligados à saúde.
Veja também: Não vai no forno! Aprenda a fazer o delicioso bolo gelado de tapioca
Lembre-se de retirar o pano de prato do forno
Às vezes, após o jantar, pode-se esquecer o pano de prato no forno. Talvez seja porque é um momento no qual muitos estão cansados, ou distraídos com outras coisas. No entanto, isso não representa apenas um mau hábito, mas também um risco, dado que o tecido absorve muitos microrganismos capazes de transmitir doenças, considerando o metabolismo de idosos e crianças.
Mantenha-se longe das bactérias
Quando se deixa um pano de prato no forno, corre-se o risco de aumentar a contaminação bacteriana. Isto acontece porque, à medida que o calor aumenta, as bactérias presentes no tecido proliferam. Além disso, o tecido pode reter sujeira e gordura, o que também pode aumentar a contaminação. A bactéria E-coli, que na sua forma patogênica provoca diarreias e dor de cabeça.
Mais sujo do que um vaso sanitário?
Isso mesmo, o Conselho Global de Higiene aponta que 9 entre 10 panos de prato usados pelas famílias, apresentam altos níveis de concentração bacteriana. Parte desses utensílios podem ser seis vezes mais sujos do que vasos sanitários. No entanto, essa observação está relacionada ao fato de que poucos se prestam a trocar ou lavar frequentemente estes produtos.
Veja quais são as principais soluções
Buscando evitar contaminações, mantenha o pano longe do fogão, do forno e qualquer área de contato direta com as mãos e alimentos. Para isso, organize ganchos de parede, facilitando a visualização desses elementos tão importantes e sustentáveis na cozinha. Lave-os separadamente, deixando de molho no vinagre e bicarbonato de sódio, que ajudam a eliminar parcialmente os microrganismos, promovendo a higienização dos tecidos.