scorecardresearch ghost pixel



Descubra quais aparelhos desligar para economizar na conta de luz

Aumento no custo da energia elétrica leva muitos consumidores a buscarem formas de economizar no consumo de luz.



A energia elétrica é uma das contas que mais compromete o orçamento dos brasileiros. Em janeiro de 2022, uma pesquisa do Ipec (Inteligência em Pesquisa e Consultoria) mostrou que 40% da população deixava de comprar roupas, sapatos e eletrodomésticos para pagar a tarifa de luz e o gás de cozinha.

Leia mais: País paga R$ 3.100 para casais terem filhos; e aí, já pensou na ideia?

Por isso, a busca por estratégias para economizar é uma constante na vida dos cidadãos, especialmente dos de baixa renda. Se você quer saber como reduzir o valor da sua conta de luz, existe um hábito importante que precisa começar a adotar.

Esse hábito é simplesmente desligar alguns eletrodomésticos da tomada. A seguir, veja quais são os vilões do consumo que devem ser desconectados após o uso.

Aparelhos que você deve desligar

É claro que nem todos os aparelhos podem ser desligados sem causar prejuízos, como é no caso da geladeira, por exemplo. Contudo, muitos ficam ligados na tomada de forma desnecessária e acabam gerando acréscimos nas contas. Confira o que você deve desconectar assim que terminar de usar:

TV

Na maioria dos lares, o cidadão apenas aperta o botão de desligar e deixa o televisor na espera, que é quando aquela luz vermelha fica acesa para indicar que ele não está completamente off. A dica é tirar da tomada assim que terminar de assistir para evitar o aumento no consumo.

Computador

Quem trabalha em casa ou passa muitas horas no computador quase sempre deixa o aparelho conectado. Isso acontece especialmente com quem acredita que ligar e desligar consome mais energia do que deixar ligado o tempo todo.

Contudo, a recomendação é desligar sempre que planejar ficar mais de 30 minutos sem usar. No caso do notebook, o melhor é evitar o uso enquanto ele estiver carregando.

Micro-ondas

A situação é a mesma da televisão: quando está conectado, por exemplo para mostrar as horas, ele continua consumindo energia. Embora o gasto seja reduzido, a diferença pode ser grande no fim do mês.

Carregador

Esse é um clássico: esquecer de tirar o carregador de celular da tomada, Segundo especialistas, o aparelho consome cerca de 0,26 kWh quando não está em uso e até 5 kWh quando está sendo utilizado.




Voltar ao topo

Deixe um comentário