Com o preço atual dos carros zero km no Brasil, a busca por seminovos tem aumentado. Encontrar carros usados seguros e com manutenção barata, no entanto, é um desafio para motoristas.
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Apesar de não existir um carro perfeito, a lista de carros com poucos defeitos, alguns apresentam alterações e reparos fáceis de serem notados e acompanhamento em conta, considerando a média nacional.
Conheça 10 carros usados seguros e com manutenção barata
A lista inclui veículos populares de diversas montadores e que são facilmente encontrados no Brasil. Ela foi levantada pela revista Quatro Rodas. Confira:
Fiat Palio Fire
Independente do ano do modelo, um Fiat Palio Fire será um carro simples, mas robusto. O motor 1.0 Fire, lançado no Brasil em 2000, é robusto e barato de manter. É preciso ficar atento apenas à limpeza do corpo de borboleta (TBI): sujeira obstrui o sensor de pressão e o carro perde força.
Também é importante acompanhar o desgaste das velas, o estado das bobinas e dos cabos de vela.
Hyundai HB20
Faz 10 anos que o Hyundai HB20 foi lançado no Brasil e não houve grandes alterações mecânicas até hoje, especialmente nas versões 1.0. Por sinal, este foi o primeiro três cilindros 1.0 flex e tem baixo consumo de combustível e entrega bom desempenho. Além disso, por ser um carro fabricado apenas no Brasil, a maioria das peças tem preço na média do segmento.
Toyota Etios
Muita gente não acha bonito, mas é um Toyota e isso por si só justifica a boa fama do Etios. Foi um carro criado para ser simples e barato, mas não abriu mão da confiabilidade para alcançar seus objetivos. Só da beleza, mesmo.
As principais reclamações do Toyota são de defeitos bobos, como barulho no acabamento e na suspensão, que pode ser resolvido com a troca dos embuchamentos.
Toyota Yaris
O Toyota Yaris goza das mesmas qualidades do Etios. Afinal, é baseado na mesma plataforma e usa os mesmos motores 1.3 e 1.5 flex. Mas é mais bonito, equipado e moderno.
A maioria das reclamações são cosméticas, relacionadas ao desgaste do volante e quebra da capa do motor. Um defeito mais notável está relacionado a falha no alternador, levando a pane elétrica. Mas não é algo que chegue a ser crônico.
Chevrolet Onix (primeira geração)
Vendida no Brasil entre 2012 e 2021, a primeira geração do Chevrolet Onix provou ser um carro robusto e econômico nos últimos 10 anos e isso o torna um dos carros com melhor revenda entre os usados. O mais importante é que basta escolher bem para comprar um bom Onix.
Isso porque há muitas unidades do Chevrolet que ou foram de locadora ou foram usados por motoristas de aplicativo. Ou seja, são carros mais rodados e submetidos a situações nem sempre ideais. Mas o carro, em si, não é problemático.
Hyundai Creta
Talvez o mais caro da lista, o Hyundai Creta continua sendo uma excelente compra no mercado de usados mesmo quando o espaço interno e o pacote de equipamentos está em segundo plano. Por sinal, foi um dos carros mais robustos que já passaram pelo nosso teste de Longa Duração.
É preciso, porém, ficar atento ao funcionamento do ar-condicionado e a barulho semelhante ao de uma máquina de costura no motor 1.6: é sinal de que o variador de fase perdeu o sincronismo das válvulas e esse conserto pode superar os R$ 10.000.
Renault Logan/Sandero/Duster 1.6 MT (primeira geração)
É uma escolha um tanto específica, mas desta forma elimina-se o baixo desempenho do motor 1.0 e também o câmbio automático de quatro marchas. E também a segunda geração, que teve problemas de desaparecimento do óleo do motor 1.6 16V fornecido pela Nissan – que passou a equipar o Duster em 2017.
Na compra, atenção ao engate das marchas, que tem que ser suave e preciso ou é provável que os coxins da transmissão estão rompidos. Barulho ao rodar é indício de folgas no conjunto de suspensão e direção. É importante pedir a um mecânico para conferir a pressão dos cilindros, devido à carbonização no motor.
Nissan Versa
Um bom carro que acabou caindo no gosto dos motoristas de aplicativo e, por isso, é importante estar atento à quilometragem e ao estado de conservação dos Nissan Versa disponíveis. O desgaste da espuma do banco traseiro é o melhor indicador de um passado nos aplicativos de transporte. Um problema crônico e já abordado na seção Autodefesa é o desgaste do revestimento do volante.
Volkswagen Up!
A fama de ser econômico e ter uma estrutura robusta e segura fazem o Volkswagen Up! ser um carro procurado (e valorizado) no mercado de usados. Seu motor três-cilindros 1.0 12V não tem tantos mistérios, pois foi compartilhado com Fox, Gol e segue vivo no Polo.
Mas o maior ponto de atenção do Up! está justamente no motor. Uma falha na junta de vedação da bomba d´agua, integrada à carcaça da válvula termostática, causa vazamentos do fluido de arrefecimento. Confira também o estado da correia responsável pelo seu acionamento.
Honda Fit (segunda geração)
O Honda Fit é daqueles carros que não acabam. Basta ver a quantidade de carros da primeira geração (2003 a 2008) que ainda estão rodando pelo Brasil em excelente estado. Mas vamos nos ater aos carros da segunda geração, fabricados até 2014.
Como na maioria dos japoneses, o Fit usa tuchos sólidos para acionar as válvulas, exigindo atenção especial. Válvulas com folgas irregulares apresentam ruídos e comprometem o consumo e o desempenho. O plano de revisões da Honda contempla ajuste dos tuchos a cada 40.000 km. A troca do óleo do câmbio automático deve ser feita a cada 80.000 km.
*Com informações de Quatro Rodas