Doce de nitrogênio líquido? Cuidado com o desafio MORTAL do TikTok

Um desafio com nitrogênio líquido é a nova sensação perigosa do TikTok. Riscos incluem intoxicação grave e perfuração intestinal.



Os desafios em redes sociais sempre foram polêmicos e ofereceram riscos, especialmente, para as crianças que se fascinam com eles. É o caso do novo desafio do cotonete, no TikTok, por exemplo. Aliás, recentemente o vídeo de um doce feito com nitrogênio líquido fascinou muitas crianças e acabou deixando 20 delas feridas na Indonésia. Esse conteúdo preocupou as autoridades em saúde por conta do alto risco de intoxicação.

Veja também: Você é louco por filmes e séries? Novo recurso do TikTok vai te fazer surtar

Novo doce com nitrogênio líquido do TikTok deixa 20 crianças feridas

O desafio viralizado no TikTok ficou conhecido pelo nome de “chiki ngebul”. Trata-se de um doce vendido nas ruas da Indonésia e que é entregue para os clientes repleto de nitrogênio líquido. Todo o fascínio desse doce se concentra no fato de que, depois que a pessoa o ingere, é possível expelir “fumaça” pelo nariz e pela boca, como se estivesse fumegando. Não é à toa que o doce também foi chamado de “respiração de dragão”.

Vídeos com os efeitos do doce, já presente na cultura de “street food” (comida de rua) da Indonésia, chamou a atenção. Por isso, os materiais viralizaram rapidamente dentro de redes sociais, como o TikTok.

Jovens no TikTok ingerindo o doce chamado de “respiração de dragão”

Nesta semana, uma publicação do jornal The Guardian revelou que o governo da Indonésia decidiu alertar a população sobre os riscos. Foi solicitado que as autoridades em saúde do país façam uma rígida fiscalização nos locais que oferecem a comida com nitrogênio líquido. A substância pode causar intoxicação severa.

Ambulantes estão sendo orientados sobre o uso seguro do produto, bem como a mensagem está sendo repassada nas escolas do país.

Riscos para a saúde: quais são?

Como mencionado, o nitrogênio líquido pode causar intoxicação severa, mas não é apenas isso. Se ele não evaporar antes do consumo, tende a gerar queimaduras graves no corpo e até perfuração intestinal, ainda mais dentro do organismo de crianças. Não é exagero dizer que consumir o elemento pode levar uma pessoa à morte.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário