scorecardresearch ghost pixel



Dormir ao volante nunca mais! Samsung cria tecnologia que salvará vidas

Acidentes envolvendo pessoas que dormem no volante são comuns. Para evitar isso, a Samsung criou um dispositivo capaz de alertar o condutor. Veja como ele funciona.



Durante a CES 2023, a Samsung apresentou o seu sistema inteligente Ready Care. Trata-se de um dos recursos presentes na nova plataforma destinada à segurança que a empresa sul-coreana decidiu criar para veículos, intitulada pela sigla ICX. Ela é capaz de medir sinais de sono e os sinais vitais do motorista a fim de evitar acidentes.

Veja também: Prazo apertado: motoristas voltam a ter apenas um mês para renovar a CNH

Samsung apresenta recurso para evitar que motorista durma ao volante

De acordo com a empresa, a medição de todas as funções cognitivas do motorista ocorre de modo simultâneo, em tempo real, enquanto ele pilota. Uma das leituras biométricas é feita pelo rosto, ou seja, pela expressão facial da pessoa. O olhar, o movimento das pálpebras e outros sinais indicam quando uma pessoa está sonolenta, por exemplo.

Caso a tecnologia entenda que o motorista está com sono, ela passará a emitir alertas e encontrar soluções personalizadas para evitar os acidentes a todo custo. A Samsung demonstrou que o dispositivo é capaz de oferecer rotas alternativas que incluem cenários mais estressantes, como engarrafamento e problemas relacionados ao clima. Isso ajudará a manter a atenção em alta.

Assim que percebe sinais de sono, o Ready Care mostra notificações para informar o motorista sobre os riscos. Inclusive, quando o sistema percebe que o condutor está com a mente “avoada”, ele também pode emitir alertas, barulhos e até aumentar o volume do som, se for o caso. A temperatura e a iluminação do carro também podem ser controladas desta maneira.

Sistema permite customização do proprietário

O motorista é capaz de personalizar os alertas para não ser pego de surpresa, levar um susto e acaba se envolvendo em algum acidente desta maneira.

Além disso, o Ready Care também é uma ferramenta interativa, que pode se integrar a outros aparelhos da marca. Por exemplo, se o motorista utiliza um smartwatch da Samsung, o software é capaz de ler os sinais vitais de forma ainda mais precisa. Contudo, através de uma câmera com infravermelho, esse tipo de monitoramento também poderá ser realizado sem outros dispositivos.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário