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É idoso e recebe aposentadoria pelo INSS? Atenção para ESTE recado

Procedimento do INSS ficará ainda mais fácil de ser feito. Não haverá de necessidade de sair de casa e evita qualquer esquecimento. Veja o que muda!



Se você é contemplado por algum benefício pago pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), deve ficar atento a uma novidade relacionada à prova de vida exigida. Até o ano passado, o procedimento devia ser realizado anualmente por todos os beneficiários, com o intuito de garantir o pagamento e comprovar a necessidade do repasse.

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A comprovação pode ser realizada com a câmera do próprio celular, por meio de uma biometria facial realizada no aplicativo Meu INSS. Essa possibilidade passou a valer em 2020, porém os brasileiros poderão realizar a prova de uma forma ainda mais prática, evitando possíveis problemas que podem acabar resultando no corte do benefício.

A partir de janeiro, o procedimento será feito de modo automático pelo próprio órgão. Desse modo, não será mais necessário que os segurados precisem sair de casa para realizar o processo. Como? A medida se tornará possível devido ao cruzamento de informações, que será feito baseado no banco de dados do Governo Federal.

Mudanças na prova de vida do INSS

Com a alteração, a comprovação será feita por meio de votação nas eleições, acessos ao aplicativo Meu INSS ou outros aplicativos do governo que exigem a biometria. Ademais, será possível comprovar o estado atual também pela realização de empréstimo consignado, entre outras ações que demonstrem que o beneficiário está vivo.

Caso a comprovação não possa ser realizada automaticamente, o cidadão será avisado pelo instituto. Com isso, o procedimento deverá ser feito manualmente, utilizando o meio digital para a renovação do benefício. Para que a medida entre em vigor, é preciso que a equipe da Previdência Social organize os últimos detalhes.

Só assim a regulamentação poderá ser publicada.

Com a publicação do documento, os segurados terão acesso a todos os detalhes de como o cruzamento das informações será feito, bem como também será informado quais medidas tomar em caso de algo dar errado.

Em contrapartida, os beneficiários que preferirem manter este procedimento no formato presencial poderão comparecer ao banco ou usar o próprio aplicativo para determinar isso. Por fim, para saber qual foi a data da última confirmação, basta acessar o site Meu INSS ou telefonar para a central de atendimento no número 135.




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