scorecardresearch ghost pixel



Suspenso! Beneficiários não podem mais contratar o consignado do Auxílio Brasil

De acordo com Rita Serrano, os empréstimos foram suspensos para reavaliar os cadastros e evitar maior endividamento das famílias.



De acordo com a nova presidente da Caixa Econômica Federal, Rita Serrano, o consignado do Auxílio Brasil está suspenso. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (12), porém sem informar qual será o prazo da suspensão. A executiva afirma que a medida ocorre por dois motivos, sendo o primeiro deles a revisão nos cadastros, que será feita pelo Ministério do Desenvolvimento Social.

Leia mais: Descubra se Lula vai perdoar as dívidas do consignado do Auxílio Brasil.

Já o outro motivo diz respeito aos altos juros cobrados pelo consignado. Com a suspensão, será possível reavaliar a questão dos percentuais e ver possibilidades para tentar diminuir esse valor cobrado, dentro das regras de conformidade.

Além disso, Serrano ainda afirmou que “não é de bom tom que a gente mantenha (o empréstimo consignado), porque nós não sabemos quem ficará nesse cadastro ou não”.

Consignado e o aumento de famílias endividadas

A criação do consignado do Auxílio Brasil se deu por meio de uma medida provisória durante o último ano do mandato de Jair Bolsonaro (PL). O intuito do então presidente era conseguir melhorar sua popularidade durante a corrida presidencial, angariando votos com a liberação do empréstimo.

Por ele, as famílias beneficiadas pelo Auxílio Brasil podiam solicitar o empréstimo. O pagamento ocorre por meio do desconto feito pela união com os repasses mensais do programa. No entanto, em outubro de 2022, o Tribunal de Contas da união (TCU) recomendou que o crédito fosse suspenso, visto que seu uso poderia interferir no resultado das eleições presidenciais.

Além disso, na época da liberação do consignado, os bancos demonstraram certa preocupação com um possível aumento do endividamento das famílias brasileiras que já estão em situação de vulnerabilidade.

Desenrola Brasil

Na última semana, o novo ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, informou que um novo programa está sendo desenvolvido para ajudar os beneficiários que estão endividados devido ao consignado. Com o Desenrola Brasil, o intuito do programa é de diminuir o alto nível de endividamento dos brasileiros.

O programa era uma promessa de campanha do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Segundo dados divulgados pelo Governo Federal, mais de 3,4 milhões de empréstimos foram concedidos até novembro do último ano. Assim, essa quantidade corresponde a cerca de 16,5% do total de beneficiários do Auxílio Brasil.




Voltar ao topo

Deixe um comentário