scorecardresearch ghost pixel



Esquecendo tudo? Estas técnicas GARANTEM melhorar a sua memória

Tem jeito de melhorar a memória e registrar tudo aquilo que mais importa. Veja quais são as técnicas que vão fortalecer as lembranças e eliminar o que é menos necessário.



Com tantos recursos para armazenar as informações, muitas vezes deixamos de exercitar a nossa memória. Por um lado, a tecnologia nos ajuda a deixar para lá algumas preocupações para focar no que realmente importa. A questão é que, sem os devidos cuidados, o cérebro fica preguiçoso. Veja algumas dicas para melhorar a sua memória.

Leia mais: 5 ÓTIMOS hábitos para a memória: você nunca mais vai esquecer nada!

O nosso cérebro não acumula todas as informações, o que é ótimo! É por essa razão que não conseguimos nos lembrar de tudo o que vivemos. Caso contrário, estaríamos cheios de informações, muitas até desnecessárias. Considerando que ele não guarda todos os detalhes, veja como exercitar a mente para preservar a memória.

Melhorar a memória

Quem nunca esqueceu onde deixou a chave ou o nome de algum conhecido que encontrou na rua? São situações chatas, constrangedoras e que podem nos levar a perder muito tempo tentando encontrar as respostas.

A ideia é aprimorar a memória para evitar situações como essas. Ao contrário do que se pensava no passado, a ciência já provou que o cérebro pode ser trabalhado por meio de exercícios diferentes.

Entre as dicas para melhorar essa capacidade de armazenamento, criar algumas rotinas se mostrou muito eficiente. Por exemplo: colocar a chave sempre em um lugar só vai reduzir os riscos de se esquecer onde as deixou.

As memórias afetivas também podem ser melhoradas. Quando você curte de verdade os momentos, observa com atenção os detalhes, é como se criasse uma caixinha para a situação. É preciso prestar atenção de verdade nos eventos e interações que são mais importantes para alimentar a mente com o que realmente importa para você.

Evitar as distrações é o caminho. Quantas vezes você pegou o celular e ficou vendo fotos aleatórias sem ouvir uma palavra sequer que disseram ao seu lado? O motivo é um só: estava distraído.

Dê uma pausa, crie associações com as coisas e situações sobre as quais você não quer esquecer e use a tecnologia a seu favor. Marque reuniões e datas de aniversário no calendário e “libere espaço” na sua memória. Outra dica é registrar em fotos momentos marcantes para relembrar sempre que preciso, sem ter que guardar tantos detalhes.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário