scorecardresearch ghost pixel



5 ÓTIMOS hábitos para a memória: você nunca mais vai esquecer nada!

Sentindo uma perda de memória de repente? Calma, as atividades aqui listadas servem para trabalhar o cérebro e trazer mais bem-estar.



Não é novidade que bons hábitos que temos no dia a dia podem trazer benefícios para o nosso cérebro. Seja por meio de jogos, leitura, exercícios, entre outras opções, fato é que tem atividade para todo tipo de gosto e tempo disponível. 

Veja também: Quer ser uma mulher mais feliz? O segredo é você ter esses 4 hábitos

Atividades do tipo são ainda mais importantes na medida em que envelhecemos e nossa memória vai piorando. Qualquer um desses exercícios são úteis e bem-vindos em qualquer momento de nossas vidas e dependem mais do vosso esforço. 

1. Mantenha  o cérebro ativo

A nossa memória também depende do nosso aprendizado e/ou do nosso esforço. O aprendizado de novas tarefas é um ótimo treinamento para o nosso cérebro. Novos idiomas, hobbies, jogos que envolvem o intelecto, entre outras atividades são importantes. 

2. Equilibre sua rotina

Ter um tempo para a realização de tarefas é importante para a sua memória, organização é a chave de tudo. Fazer várias tarefas ao mesmo tempo desvia a atenção e também faz com que você se irrite mais.

A desatenção e a irritabilidade são ruins para a sua memória. O estresse e a ansiedade interferem na atenção e bloqueiam a formação de novas memórias. Altos níveis de estresse, por sua vez, encolhem o cérebro. 

3. Acreditar em você mesmo

Pode parecer uma dica um pouco estranha, mas tem lógica. Em outras palavras, não aceite que o esquecimento tome conta de você e que é algo sem conserto.

As atividades estão aí para serem seguidas e são continuamente indicadas por profissionais. Além delas ajudarem na sua memória, prolongam o seu tempo de vida. 

4. Cuidar da saúde

Hábitos como a realização constante de atividade física, uma alimentação equilibrada, sem fumar, entre outras questões, prolongam a sua vida e ajudam na memória. Tudo isso gera uma redução do estresse e da ansiedade, algo que melhora a nossa capacidade cognitiva. 

Antes de mais nada, não há uma idade para começar a realizar atividade física. Em idosos, vê-se uma melhora no desempenho cognitivo dos grupos de praticantes de atividade física de diversas pesquisas.

5. Fazer bom uso do tempo livre

Por fim, não coloque pressão em você mesmo (a). Organize sua rotina para conseguir ter tempo livre. Não adianta receber um mar de informações em um curto período, só vai sobrecarregar sua cabeça. Ou seja, tenha um tempo do dia para relaxar, sem nenhuma responsabilidade ou obrigação.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário