A limpeza da escova de cabelo, assim como a higienização de outros itens pessoais, é essencial para que se possa utilizá-las da melhor forma. Alguns sinais notáveis nas escovas são causados pela falta de limpeza. Esse é um hábito que pode acabar passando batido, mas precisa ser incorporado no dia a dia.
Veja também: Alisar o cabelo pode trazer riscos à saúde? Pesquisa diz que sim
A escova de cabelo acumula vários resíduos. Além disso, peles mortas, produtos como finalizadores, sprays e cremes são alguns que ajudam na proliferação de bactérias e micro-organismos. Mesmo não visíveis, eles estão lá.
Como devo limpar minha escova de cabelo?
A melhor forma de limpar a sua escova é a utilização de sabão neutro e água corrente. A depender do material do utensílio, o passo a passo pode ser diferente. Sabonetes neutros também são ótimos para lavar a escova de cabelo, além dos shampoos neutros.
Logo depois disso, caso a sujeira da escova esteja impregnada e não saia de jeito nenhum, deixe a sua escova de molho por meia hora. Depois disso, enxague em água corrente. Por fim, é só secar. Se for usar o secador de cabelo para isso, utilize-o com ar frio.
E a frequência da limpeza da escova?
Sobre a frequência da limpeza, o ideal é não deixar produtos de cabelo acumularem na sua escova por muito tempo. Tenha em mente que fazer isso uma vez por semana é a melhor opção.
Além de tudo isso, algumas pessoas tomam banho 2x por dia, algo que faz com que o acúmulo de resíduos se torne ainda mais resistente quando não tratado. Ou seja, que tal colocar um lembrete no celular para limpar a sua escova assim que tiver um tempinho?
Ah, vale lembrar que as escovas devem ser utilizadas da maneira correta para evitar danos aos fios. Ou seja, comece penteando de baixo para cima. Desembarace as pontas e o comprimento antes de chegar na raiz, pois isso evita tracionar e quebrar os fios.