A Receita Federal liberou no dia 24 de janeiro a consulta ao lote residual do Imposto de Renda de janeiro de 2023. A liberação do dinheiro vale para todos aqueles contribuintes que tiveram problemas com a declaração do ano passado e agora conseguiram resolver as pendências.
Leia mais: Isenção do Imposto de Renda contempla menos contribuintes em 2023; você está na lista?
Os contribuintes que estão em dúvida se têm valores disponíveis para receber da Receita Federal, com base na declaração do Imposto de Renda, podem fazer a consulta por meio do site ou aplicativo da Receita. O pagamento do lote residual começa nesta terça-feira, 31 de janeiro.
Lote residual do Imposto de Renda
De acordo com dados divulgados pelo governo federal, o repasse do lote residual do Imposto de Renda será de R$ 368 milhões para mais de 136 mil contribuintes brasileiros que caíram na malha fina em 2022.
Do total, 33 mil são considerados prioritários e recebem o pagamento antes dos demais contribuintes que têm valores pendentes de devolução. A restituição do Imposto de Renda é um procedimento padrão feito pela Receita Federal para devolver aos brasileiros os valores pagos a mais nos impostos.
Dessa forma, o lote residual segue a mesma proposta da restituição, apenas com o diferencial de que é somente para aqueles que caíram na malha fina e resolveram as pendências.
Por essa razão, o lote residual só é pago depois que todos os valores são resolvidos pelos contribuintes, sem qualquer pendência na declaração.
Como consultar?
Quem tem dúvidas se têm valores a receber e quiser consultar a situação da última declaração do Imposto de Renda pode acessar o site ou aplicativo da Receita Federal.
Depois de fazer login com senha basta procurar pela opção “Meu Imposto de Renda” e depois clicar em “Consultar a Restituição”. Por lá o contribuinte também consegue conferir se existe alguma outra situação que precisa ser resolvida em relação às declarações dos anos anteriores.