David MacKay, da Universidade de Cambridge, realizou uma pesquisa para elucidar algumas dúvidas acerca do carregamento de celulares. As pessoas costumam levantar várias questões, buscando entender se deixar o aparelho por horas conectado à tomada gera algum prejuízo, seja o vício da bateria ou mesmo outros desgastes, como a redução da durabilidade total.
Veja também: Android turbinado: 3 dicas para fazer um limpa no celular e deixá-lo novo
Deixar o celular carregando o tempo todo não vicia a bateria
Ao contrário do que as pessoas pensam, a bateria do celular evoluiu bastante nos últimos 5 anos e agora é fabricada com um sistema inteligente. Dessa maneira, ao reconhecer que tem a carga completa, interrompe a recepção de energia. Isso também evita que explosões e demais acidentes possam acontecer, elevando a segurança dos produtos comercializados.
As baterias são feitas com íon de lítio
Os íons de lítio revolucionaram a fabricação de dispositivos eletrônicos devido à eficiência energética. Carregadas com mais rapidez e melhor desempenho, também são consideradas duráveis. Todas as marcas devidamente certificadas usam esse componente, buscando apresentar soluções inteligentes aos consumidores, que comparam sempre esse tipo de custo benefício.
Qual o tempo de vida útil de uma bateria?
A expectativa do funcionamento de uma bateria de celular é de 5 a 8 anos e esse tempo de vida deixou de depender exclusivamente do número de carregamentos. Se antes isso restringia o quanto uma pessoa poderia usar o smartphone, agora todos podem carregar seus aparelhos sem medo. Em meio à necessidade de ficar conectado, isso garante praticidade e conveniência.
Ainda sim, tenha cuidado com os cabos
O plug do cabo precisa ser encaixado cuidadosamente e caso você use o celular enquanto ele está carregando, corre o risco de danificá-lo. Portanto, tente poupar a sua estrutura, do contrário, será preciso outro carregador. Deixar o dispositivo constantemente na tomada não gera danos, desde que não fique em lugares com muita movimentação.