O Ano Novo é uma época em que muitas pessoas traçam metas. Sejam elas para a vida pessoal, profissional ou financeira, fato é que muitos não conseguem realizar as resoluções definidas.
Veja também: 5 ÓTIMOS hábitos para a memória: você nunca mais vai esquecer nada!
Isso pode ocorrer porque as prioridades mudam ao longo do ano, mas também porque muitas vezes falta disciplina. Ou seja, a meta fica no campo do desejo, sem virar tarefas para a vida cotidiana, e acaba não sendo concretizada.
Por esse motivo, algumas pessoas já não estão definindo metas do tipo “faturar X vezes mais”, “trocar de emprego” ou “emagrecer 5kg”. Em vez disso, estão atuando na definição de hábitos
Metas podem assustar, e hábitos não
Pode ser que você tenha definido que quer ganhar o dobro do que ganha hoje. Porém, você pensa nessa meta e se pergunta: como vou fazer isso? Então, já começa a se convencer de que traçou uma meta muito audaciosa.
Ou então, você vê que escreveu que quer perder 10 kg, porém automaticamente já começa a se sabotar, pensando que nunca vai conseguir. Quem nunca escreveu uma meta praticamente sem confiança nela?
Nesse sentido, definir o hábito é a melhor opção. Ou seja, as metas seriam substituídas por tarefas, como:
- Treinar 3 vezes por semana;
- Prospectar clientes todos os dias;
- Fazer um novo curso;
- Pedir feedbacks a cada mês;
- Visitar o nutricionista a cada três meses.
Mantenha seus hábitos à vista
Para que essas novas tarefas não saiam do seu radar, é importante não esquecer dos seus objetivos. Que tal trocar o papel de parede do seu celular para uma foto do que você mais quer?
Também é possível fazer um quadro dos sonhos, com imagens que representem os seus objetivos. Visualizar esse quadro vai dar motivação para cumprir as tarefas ao longo do ano.
Foto: Boontoom Sae-Kor/Shutterstock