Um plugue elétrico é comumente definido como um dispositivo de conexão usado para permitir que um aparelho seja conectado à rede elétrica na intenção de fornecer energia.
Veja também: NÃO tire o celular da tomada antes de carregar ou isso pode acontecer
Basicamente, é um conector que liga um equipamento à eletricidade e possui três pinos, sendo dois livres e um de terra, ou seja, o terceiro pino é eletricamente conectado ao chão ou ground da instalação, o que o torna seguro, reduzindo os riscos de acidentes.
Entendendo o desenvolvimento do plugue
Harvey Hubbell Jr foi um inventor pioneiro na área de eletricidade. Ele patenteou o primeiro plugue elétrico destacável em 1904, que revolucionou o uso da eletricidade em nossa sociedade. Esse plugue fornece energia elétrica a casas e prédios, facilitando o uso da eletricidade para uma ampla variedade de equipamentos. Um dos modelos patenteados apresenta furos, que garante melhor aderência, evitando que o cabo de alimentação se desconecte.
A evolução tecnológica depende da conectividade
Antes, essa área vazada com pequenos pontos estava relacionada ao fluxo energético, mas essa interação foi mudando aos poucos. Hoje, os furos nos plugues também contribuem para a segurança dos usuários, pois permitem que os cabos elétricos sejam firmemente fixados ao plugue. Isso reduz o risco de choque e outros acidentes devido a curto-circuitos. O uso de outros materiais e técnicas avançadas de produção elevaram a qualidade desses itens.
Por que não há um cabo de alimentação universal?
Sabe-se que o mercado de smartphones busca padronizar o carregador de celular, mas quando se trata do plugue de uso geral, ainda não existe nenhuma tentativa de padronização. Cada país se encontra em um estágio diferente de desenvolvimento econômico, ou seja, nem todos têm estrutura para manter um bom nível tecnológico, principalmente em eletroeletrônicos. O surgimento de soluções sem fio também gera uma discussão acerca do futuro das baterias.
Quando você for usar o seu celular, tablet ou computador, observe o design dos plugues responsáveis pelo carregamento da bateria. No Brasil ainda é possível encontrar essas versões que apresentam furinhos no início do encaixe.