Nova revisão do CadÚnico deve acontecer em breve; veja como se preparar

Revisão do CadÚnico deve começar em janeiro, segundo a estimativa do governo. A meta é identificar irregularidades e acabar com pagamentos para quem não tem direito.



O novo governo anunciou que em breve deve fazer uma revisão do Cadastro Único (CadÚnico) para identificar possíveis irregularidades, como pagamentos indevidos dos benefícios sociais. A declaração foi dada pelo novo ministro do Desenvolvimento e Assistência Social da Família e do Combate à Fome, Wellington Dias (PT-PI).

Leia mais: Bolsa Família fará pente-fino que pode bloquear ESTAS famílias em 2023

Este será um grande pente-fino nos cadastros dos brasileiros.

A revisão no banco de dados busca melhorar a destinação dos programas de assistência por parte do governo, bem como garantir que o dinheiro chegue para quem realmente precisa, eliminando quem se aproveita das brechas.

Revisão do CadÚnico

Tem direito aos benefícios sociais todas as famílias de baixa renda que vivem em situação de pobreza ou extrema pobreza. É com base nos dados cadastrados no sistema que o governo faz o repasse dos valores aos beneficiários.

De acordo com Wellington Dias, a equipe do presidente Lula já identificou várias falhas e registros suspeitos no Cadastro Único. Eles indicam a inclusão de muitas famílias que não atendem aos requisitos do projeto.

A intenção é prevenir os pagamentos indevidos, principalmente em relação ao Bolsa Família, que é o maior programa de assistência do governo. A atualização dos dados do sistema será feita com a ajuda de prefeituras e dos governos estaduais. Quem for identificado como recebedor de repasses indevidos será excluído do CadÚnico.

A revisão está prevista para começar ainda no mês de janeiro, mas o Governo Federal não divulgou a data exata do pente-fino nos cadastros. O cronograma de atualização dos dados deve ser divulgado em breve.

Vários recursos são garantidos por meio dos dados das famílias no Cadastro Único.

Entre eles, podemos citar o Bolsa Família, auxílio gás, Benefício de Prestação Continuada (BPC) e a Tarifa Social de Energia Elétrica além de tantos outros. Quem está com os dados desatualizados deve ficar em dia com o cadastro para evitar qualquer risco de bloqueio dos pagamentos dos benefícios.




Voltar ao topo

Deixe um comentário