O que são as pintinhas do morango? Aviso: elas não são sementes

Talvez tudo o que você achava que sabia a respeito do morango estivesse sempre muito errado. Entenda mais sobre esse vegetal todo diferentão.



Você certamente comeu morango achando que estava comendo uma fruta “verdadeira”, certo? No entanto, saiba que a definição prática desse vegetal não é exatamente essa. Isso porque a polpa tradicional do alimento não é exatamente parte de uma fruta. Para a biologia, eles são chamados de aquênios.

Veja também: Merengue de morango: sobremesa perfeita com apenas 4 ingredientes

Ou seja, basicamente eles são os frutos do morango, cada qual contendo uma semente. Conforme definição presente na própria Faculdade de Saúde Pública (FSP) da Universidade de São Paulo (USP), o morango tem destaque pela sua infrutescência. Os verdadeiros frutos são as pintinhas que envolvem toda a parte vermelha e docinha dele.

Cada pintinha externa do morango guarda uma semente. Ou seja, apenas uma unidade do vegetal conta com dezenas de frutas ao seu redor.

Morango, o fruto que não é fruta?

O que acontece é que a definição rigorosa de fruto é dada apenas para o resultado do desenvolvimento dos ovários dos vegetais depois que acontece a fecundação. O morango aparece como consequência de outra parte da flor, no caso: o receptáculo floral.

Não se preocupe em chamar o morango de fruta, pois ele abriga várias delas em sua “casca”. No entanto, a definição a rigor da ciência é outra, a não ser que você esteja falando das pintinhas com sementes que existem em volta do alimento.

Curiosidades sobre o morango

O morango é um alimento que tem origem europeia e apresentação vegetação rasteira. Ele é um híbrido que nasceu do cruzamento de duas outras espécies de plantas. Conforme cresce, o morango cria novas raízes e continua se expandindo de forma contínua.

“Uma das características do cultivo do morango é o fato dele ser feito principalmente em pequenas propriedades rurais, além de necessitar de grande quantidade de mão de obra ao longo de toda sua cadeia. Ou seja, é uma cultura que ajuda a gerar empregos e renda para diversos atores envolvidos”, afirmam os cientistas da USP sobre o assunto.

A “fruta” vermelha é composta por grande quantidade de vitamina C, açúcares, potássio e água. Além disso, é um dos alimentos que mais contém antioxidantes, importantes combatentes de radicais livres e, consequentemente, de tumores.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário