Você trabalha sentado no computador 4, 6, 8 horas por dia? Essa é a realidade de muitas pessoas que trabalham em cargos administrativos, criativos ou ligados à tecnologia.
Veja também: Pessoas de sucesso adotam estes 4 hábitos; será que você tem algum?
Isso pode ser menos cansativo se comparado a outros trabalhos que exigem esforço físico. Porém, passar quase o dia todo sentado pode trazer prejuízos à saúde, como dores nas costas, olhos secos e desgaste mental.
O que todo mundo que trabalha no computador precisa fazer
Se você é uma dessas pessoas, caso não cuide da saúde, pode acabar sofrendo prejuízos. Ficar na mesma posição pode causar diversas dores, resultando em problemas que podem até levar à aposentadoria por invalidez.
Ou seja, se você quer reverter prejuízos e continuar bem mesmo trabalhando sentado, existe um hábito muito simples que você pode adotar no seu dia a dia.
O segredo é este: caminhar por cinco minutos a cada meia hora durante o expediente. Fazer apenas isso já pode resultar em melhores níveis de pressão arterial e açúcar no sangue.
Hábito é essencial para quem trabalha em escritório ou home office
Essa foi uma descoberta dos pesquisadores da Universidade de Columbia, nos Estados Unidos. O estudo foi publicado na revista científica Medicine & Science in Sports & Exercise.
Os pesquisadores testaram cinco alternativas diferentes para chegar à ideal, que são essas caminhadas curtas alternadas com os períodos de trabalho no computador.
Foram avaliadas algumas opções, como: caminhadas de um minuto a cada meia hora, um minuto a cada uma hora, cinco minutos a cada meia hora e cinco minutos a cada uma hora. O que for melhor para cada pessoa.
Como funcionou o estudo
Participaram 11 adultos que ficaram sentados por oito horas seguidas. Eles só levantavam apenas de acordo com pedidos dos pesquisadores ou para ir ao banheiro.
Na pesquisa, foram medidas a pressão arterial e a taxa de açúcar no sangue dos voluntários. O hábito das caminhadas de cinco minutos a cada meia hora foi o único que diminuiu ambas as medidas.