scorecardresearch ghost pixel



Perigo oculto: ESTE hábito “inocente” pode estar escondendo doenças sérias

Você já se perguntou o porquê de andar tão desanimado e demorando fazer as tarefas diárias? Cuidado, veja o que esconde a procrastinação.



A procrastinação é o ato de prolongar atividades. É sobre demorar para fazer uma atividade, adiando para o momento ou dia seguinte. Ações como demorar para sair da cama, demorar para entregar tarefas, não ter foco nas atividades e ser distraído são sinais de procrastinação.  

Veja também: Faxina mental: descubra como o tédio pode fazer um bem danado ao cérebro

O motivo da procrastinação talvez não seja pesquisado por ser confundido com pura preguiça, porém nem sempre é tão simples e alguns motivos mais sérios devem ser sempre investigados.  

Possíveis causas da procrastinação 

  • Ansiedade
  • Depressão
  • Estresse
  • Outros problemas de autoestima
  • Busca do prazer
  • Medo de falhar

Lembrando: não faça um auto diagnóstico. Procure ajuda profissional para ajudar na identificação do causador da procrastinação. Em outras palavras, cada pessoa possui um motivo diferente e qualquer ajuda é bem-vinda para melhorar a qualidade de vida.

Procrastinação afeta sua qualidade de vida

Pessoas que continuam procrastinando têm maior tendência de se sentirem sozinhas e terem uma pior qualidade de sono. Ou seja, todas as causas acima e a questão do sono e da solidão, foram  mostradas em um estudo voltado para à procrastinação na revista JAMA Network Open

O estudo foi publicado em 3 de janeiro de 2023 e o foco da pesquisa foi associar o ato da procrastinação e suas consequências na saúde, pesquisando universitários da Suécia, na capital Estocolmo. 

Como lidar com a procrastinação

Veja a importância das suas atividades. Algumas atividades podem ser feitas com antecedência pensando que o seu adiantamento pode ser prejudicial à qualidade da tarefa. Outras, podem ser feitas depois de sua tarefa principal ter sido feita.

  • Equilibre a sua rotina: não é preciso ficar o dia inteiro realizando a tarefa como uma forma de reação à sua procrastinação. Ou seja, tenha um equilíbrio entre o tempo livre e aquele em que você vai ficar ocupado.
  • Tenha alguma recompensa: pense em algo que lhe agrada muito, como ver um filme, uma série ou jogar. crie um contexto em que a tarefa que você procrastina esteja alinhada com suas tarefas mais atrativas. 




Voltar ao topo

Deixe um comentário