scorecardresearch ghost pixel



Faxina mental: descubra como o tédio pode fazer um bem danado ao cérebro

Passar alguns minutos aproveitando o prazer de não fazer absolutamente nada é bom e você deve fazer isso de vez em quando. Viva o tédio!



Hoje em dia, com tantas opções de entretenimento e cargas cada vez mais exaustivas de trabalho, fazer nada se tornou uma raridade. Não estamos mais acostumados a sentir tédio, nem a ter tempo livre.

Veja também: Psiquiatra de Harvard revela o que ele come para turbinar o cérebro

Porém, fato é que o tédio, o ato de não fazer nada e não se preocupar com o relógio, faz muito bem para a saúde. Esse descanso para a mente nos deixa mais alertas e criativos, além de evitar problemas de saúde mental.

Confira os benefícios de passar pelo menos alguns minutos aproveitando o prazer de não fazer absolutamente nada!

Os benefícios do tédio para seu cérebro

Mais atenção nas atividades

Conforme um artigo publicado na revista norte-americana Scientific American, o tempo de inatividade repõe as reservas de atenção e motivação do cérebro. Ou seja, não fazer nada “incentiva a produtividade e a criatividade e é essencial para atingir níveis mais altos de rendimento”.

Mais criatividade

De acordo com a neurocientista Alicia Walf, pesquisadora do Departamento de Ciências Cognitivas do Instituto Politécnico Rensselaer, nos Estados Unidos, é fundamental para a saúde do cérebro ficar entediado.

Além disso, conforme a psicóloga britânica Sandi Mann, em seu livro, The Science of Boredom, o tédio pode  “inspirar criatividade, pensamento e reflexões inteligentes”.

Menos transtornos mentais

Por fim, não fazer nada por alguns momentos ajuda o cérebro a relaxar e se recuperar. Nesse sentido, pode amenizar ou evitar problemas como ansiedade, depressão e estresse. Se desconectar é preciso!

Como não fazer nada?

O mais importante para não fazer nada é estar longe do seu ambiente de trabalho, principalmente se você trabalha em home office. Além disso, procure ficar longe do seu celular.

Preferencialmente, esteja em meio à natureza ou na companhia de pessoas que você gosta. Não se preocupe em ser produtivo no momento, e pense que você estará muito mais criativo e atento quando voltar.

Foto: fizkes/Shutterstock




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário