scorecardresearch ghost pixel



Por que elas estão lá? A função das unhas é incrível e você tem que saber

Já parou para se perguntar qual é a importância das unhas? Elas são fundamentais para a funcionalidade do nosso corpo que você nem imagina.



Pode ser que você dê bola para elas ou não. Talvez você as pinte, talvez apenas lixe ou corte… Mas, fato é que as unhas são fundamentais no bom funcionamento do nosso corpo.

Veja também: Você sente essas 5 coisas? Atenção, seu corpo pode estar sem proteína

Você já parou para pensar qual é a importância das unhas? Continue lendo e saiba porque temos essa proteção em nossos dedos das mãos e dos pés!

Sem elas, não conseguiríamos agarrar coisas

As unhas ficam no ponto onde os nervos dos dedos se encontram. Então, com sua dureza, elas ajudam a dar maior pressão de toque. Isso resulta em maior sensibilidade ao receber estímulos.

Ou seja, quando não há relevo entre a pele e a parte da unha, a capacidade de agarrar as coisas com a mão diminui muito. Além disso, as unhas têm uma função emocional. Elas dão mais estética aos dados e ajudam em ações como se coçar. Fora isso, ajudam a manipular objetos pequenos e protegem os dedos contra machucados.

As unhas revelam doenças no organismo

Diversos problemas em nosso corpo podem ser identificados por meio da aparência das unhas. Elas podem mudar de cor, engrossar, quebrar, rachar, apresentar buracos na superfície, ficarem ásperas, ou apresentar alterações no tamanho e forma.

As unhas podem revelar problemas como doenças cardíacas, doenças renais, doenças hepáticas, psoríase e a falta de algumas vitaminas importantes para o organismos.

É fundamental uma consulta com médico ou dermatologista para verificar no caso de qualquer alteração.

Como cuidar bem das suas unhas

Veja as principais dicas para que suas unhas estejam sempre fortes e bonitas:

  • Mantenha-as limpas e livres de sujeira, especialmente debaixo
  • Corte as unhas de forma ligeiramente arredondada
  • Lixe as unhas para evitar que se partam ou quebrem facilmente
  • Use sempre um creme de mãos
  • Aplique uma camada de esmalte fortalecedor ou vitamina E
  • Evite roer as unhas ou cutucá-las com objetos duros




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário