Talvez você nunca tenha se dado conta, mas existe um tipo de sinal que está sempre disponível de forma gratuita em seu celular e em outros dispositivos. Diferentemente do que acontece com os créditos para usar telefonia ou internet, o sinal de GPS pode ser usado gratuitamente por qualquer pessoa.
Veja também: Blindado! 6 ajustes para fazer no celular que vão te manter em segurança
Você não precisa se conectar com a internet para ter acesso ao sinal de GPS e receber sua posição exata no mapa global, por exemplo. O que acontece é que alguns apps, como o Waze ou Google Maps usam a web para aplicar atualizações em tempo real. No entanto, a sua localização não tem custo algum para ser mostrada.
Contudo, em um mundo onde todo tipo de serviço é cobrado, por que o sinal de GPS ainda é gratuito? Essa é a dúvida que paira na cabeça de muitas pessoas ao receber a informação.
Por que o sinal de GPS não tem custo para os usuários?
O sinal de GPS diz respeito ao Sistema de Posicional Global (da sigla em inglês), desenvolvido pelo exército estadunidense (EUA). Inicialmente, a tecnologia era de uso militar exclusivo e permitia entender a localização dos alvos em uma guerra, além das próprias tropas.
No entanto, o voo 007 da Korean Airlines, em 1983, mudou o rumo da história. O avião entrou em espaço aéreo soviético por engano. Como o mundo estava em plena Guerra Fria, as tropas soviéticas destruíram o veículo, que resultou na morte de 269 ocupantes.
A tragédia em questão poderia ter sido evitada se o sinal de GPS não fosse de uso restrito aos militares. Por isso, o então presidente dos EUA, Ronald Reagan, liberou o sinal, porém para uso público em uma versão que orientava 100 metros da posição atual.
Já em 2000, Bill Clinton retirou a limitação e melhorou ainda mais a precisão do sinal até chegar como conhecemos hoje. Atualmente, a transmissão do sinal é paga por meio dos impostos que são referentes à manutenção e envio de satélites para geolocalização.