Os avanços tecnológicos que envolvem a inteligência artificial (IA) têm assustado muitas pessoas ao redor do mundo. Isso porque existem tecnologias capazes de substituir a atuação profissional de muitas pessoas. Uma delas é o atendimento psicológico por meio de IA.
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Esse tipo de atendimento psicológico se popularizou desde o início da pandemia, ainda em 2020. Existem aplicativos que utilizam a lógica de aprendizado de máquina para que seja possível conversar e sugerir práticas saudáveis às pessoas.
Uma pesquisa desenvolvida pela Oracle, chamada de Al@Work 2021, mostrou que 80% da população mundial estava satisfeita com o atendimento psicológico realizado por IA.
Empresa trabalha para desenvolver software de atendimento psicológico
O relatório mostra que 90% dos entrevistados eram brasileiros com algum tipo de transtorno mental ou emocional. Por conta disso, uma empresa de São Paulo decidiu desenvolver o primeiro programa de atendimento psicológico para dificuldades de sono.
O programa utiliza terapia cognitiva-comportamental para insônia (TCC-I) e foi batizado de Sônia. No entanto, o aplicativo é destinado para os profissionais de saúde que atuam na área mencionada.
Como a inteligência artificial atua neste segmento?
De acordo com alguns especialistas, o uso da IA no atendimento psicológico pode auxiliar os profissionais a acessar e tratar de forma facilitada os pacientes.
Lucas Baraças, CEO da empresa Vigilantes do Sono, diz que “hoje é também adotado como forma de terapia digital para ansiedade e depressão, mas poderia ser aplicado como forma de tratamento para outras condições”.
O aplicativo acompanha o prognóstico do paciente e pode sugerir melhorias na rotina e em sua vida para lidar com a insônia, por exemplo. Além disso, a plataforma reúne os dados e funciona como uma espécie de prontuário que pode ser utilizado pelos profissionais da área, os quais podem aprimorar o atendimento prestado.
Por enquanto, nenhuma IA foi capaz de substituir a relação de paciente e terapeuta no atendimento psicológico, mas é preciso pensar em questões éticas que podem impactar a situação no futuro.