scorecardresearch ghost pixel



Ter sono ruim pode DETONAR sua produtividade; pare de negligenciar isso!

De acordo com o Episono (Estudo Epidemiológico do Sono), somente em São Paulo, 9% da população sente sonolência nas atividades diurnas.



Quem nunca iniciou o dia de trabalho ainda sentindo muito sono, meio em câmera lenta? Ou voltou do almoço quase dormindo em cima do teclado? Essa sonolência no meio do dia é comum, mas quando ocorre de forma frequente é motivo de preocupação.

Veja também: Pouco sono? Cuidado! Noite mal dormida pode te deixar mais ‘feio’

Existem casos em que a vontade de dormir é irresistível. Isso atrapalha principalmente quem trabalha ou estuda em casa, afinal a cama está disponível e fica fácil trocar as obrigações por um cochilo.

Porém, esses episódios de sono excessivo podem ocorrer no escritório, na faculdade, no transporte público. Dessa forma, pode resultar em baixa produtividade ou até mesmo uma demissão.

Tenho sonolência diurna, o que fazer?

De acordo com o Episono (Estudo Epidemiológico do Sono), somente em São Paulo, 9% da população sente sonolência nas atividades diurnas. Uma causa disso é o cronotipo. Ou seja, algumas pessoas não naturalmente inclinadas a dormir cedo e acordar cedo, ou dormir tarde e acordar tarde.

Quando alguém está vivendo uma rotina que não é natural para si, a consequência é dormir mal e ficar com sono durante as atividades. Além disso, pessoas com depressão, mesmo quando dormem muito, sentem sono durante o dia.

Como evitar sentir sono durante o dia

A primeira coisa é tentar dormir melhor durante a noite. Existe um passo a passo que pode ser seguido para melhorar a qualidade do sono e se sentir melhor no dia seguinte. Porém, se o problema persistir, é fundamental consultar um médico.

  • Tenha uma rotina de sono regrada: vá para a cama e acorde na mesma hora todos os dias, mesmo quando está de folga. Isso ajuda seu corpo a se acostumar com um padrão de sono e a relaxar mais à noite.
  • Crie um bom ambiente de sono: mantenha a temperatura do seu quarto entre 18 e 22 graus Celsius, a luz baixa e o ruído a um nível mínimo.
  • Evite atividades estimulantes antes de dormir: reduza o consumo de TV, computador ou celular por uma hora antes de deitar.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário