Um estudo da Universidade de Helsinque (Finlândia), feito pela pesquisadora Saara Junttila, foi parar na Nature Scientific Reports. Ela testou a inteligência de 1.002 cães para avaliar o desempenho de 13 raças diferentes do animal. A série contou com 10 testes, conhecidos como smartDOG, desenvolvidos por uma das autoras do estudo, Katriina Tiira.
Veja também: Não vale zoar o amiguinho! Site revela se seu nome é de gente ou de cachorro
O objetivo foi o de examinar o comportamento exploratório e a inteligência dos cães. Além disso, o teste também levou em consideração a impulsividade, cognição social, raciocínio lógico, memória e capacidade de encontrar soluções para problemas. Os resultados, segundo o artigo publicado na revista especializada, surpreenderam as autoras.
Resultados sobre o estudo de inteligência canina
Em entrevista ao site Newsweek, a pesquisadora Saara disse que “foi um pouco surpreendente que a memória e o raciocínio lógico não fossem afetados pela raça”. Ou seja, independentemente da raça do animal, existiram padrões a serem esclarecidos no estudo.
“Pode ser que essas características não tenham sido selecionadas em diferentes raças, ou que os efeitos ambientais – como histórico de treinamento, situação de teste e experiências anteriores na vida – possam influenciar essas características mais fortemente do que a raça”, explicou a cientista.
Raça de cachorro com melhor resultado
Dentro da bateria de testes aplicados, a raça que teve o melhor desempenho de todas foi a do border collie. O resultado condiz com o que já havia sido observado pelo especialista Stanley Coren, em seu trabalho “A Inteligência dos Cães”. Ele é um professor emérito de Psicologia da Universidade da Colúmbia Britânica.
“De acordo com minha pesquisa, as sete raças de cães com maior inteligência de trabalho e obediência, começando com os mais brilhantes são: border collie, poodle, pastor alemão, golden retriever , doberman pinscher, pastor de shetland, e labrador retriever ”, relatou o professor também ao site Newsweek.
Trabalho não criou ranking de raças com alta inteligência
A pesquisadora Saara garantiu que o trabalho teve o objetivo de criar um ranking de inteligência entre os cachorros. “O objetivo do estudo era realmente entender como as raças de cães diferem umas das outras em cada uma das características estudadas”, garantiu.
O trabalho publicado recentemente deve servir como base para vário outros estudos que pretendam se debruçar sobre o mesmo tema.