scorecardresearch ghost pixel



Quem esqueceu dinheiro em bancos vai ter uma grata notícia em 2023

O Sistema Valores a Receber terá a liberação de sua segunda etapa ainda no começo de 2023. Veja o que esperar na nova fase de consultas.



O Sistema Valores a Receber (SVR), lançado em 2022 pelo Banco Central, teve sua segunda fase adiada. Inicialmente, o retorno estava programado para maio, porém a retomada do sistema ainda está prevista para o primeiro semestre de 2023.

Leia mais: 3 simpatias do dinheiro que você precisa para dizer ADEUS às dívidas

De acordo com as informações divulgadas pelo BC, a ferramenta retomará as atividades do SVR para que novas consultas e resgates de valores esquecidos possam ser realizadas. Atualmente, elas estão suspensas temporariamente para que a instituição consiga aprimorar o Sistema.

Qual a previsão de volta?

As datas de retorno serão divulgadas em breve. Com o SVR, é possível consultar o resgate dos saldos existentes e ter também informações sobre os valores deixados por falecidos. Dessa forma, o Banco Central anunciou que está trabalhando em melhorias durante a suspensão temporária do serviço, além de incluir também novos valores.

Mais de R$ 4,1 bilhões serão devolvidos: origem do dinheiro

A segunda fase do SVR prevê a devolução de cerca de R$ 4,1 bilhões esquecidos pelos brasileiros. Desse modo, esses valores se dão por:

  • Contas de registro mantidas por sociedades corretoras de títulos e valores mobiliários;
  • Contas de pagamento pré-paga e pós-paga finalizadas com saldo disponível;
  • Tarifas cobradas indevidamente;
  • Fundo Garantidor de Crédito;
  • Fundo Garantidor do Cooperativismo de Crédito;
  • Parcelas ou obrigações relativas a operações de crédito cobradas indevidamente.

Portanto, os brasileiros que não tenham sido contemplados durante a primeira fase do SVR terão a oportunidade de retirar o dinheiro esquecido com a liberação da nova etapa. Além disso, os que foram contemplados em 2022 pelo SVR, mas que se encaixam nas novas categorias, também poderão ter acesso aos valores.

Por fim, novas regras foram aplicadas durante esse período de suspensão do sistema. Sendo assim, o saque poderá ser feito durante a consulta dos valores disponíveis. Já os valores relacionados a falecidos serão divulgados pelo Banco Central somente após o anúncio oficial do retorno do sistema.




Voltar ao topo

Deixe um comentário