Nubank está alertando os clientes a respeito de mais um golpe envolvendo o seu nome. Dessa vez, a nova operação fraudulenta está sendo divulgada como “PIX de Carnaval”. O golpista envia mensagens para o usuário ofertando uma transferência. A ação seria fruto de uma campanha de carnaval realizada pela fintech. Atenção ao perigo!
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A mensagem enviada conta com um link sobre o qual o consumidor deve clicar e responder a um questionário para supostamente ter acesso a esta quantia que está liberada. Em seguida, é solicitado que o usuário compartilhe esse mesmo link com os seus contatos.
Essa promoção não existe. É apenas mais um esquema criminoso que deseja enganar os usuários do roxinho.
Perigo: golpe promete R$ 150 para os clientes
Esse tipo de fraude tem se tornando cada vez mais comum nos últimos anos. Por trás ele, há um sistema chamado de engenharia social. Os bandidos inventam falsas ofertas exclusivas, solicitando que o usuário acesse sites suspeitos.
Por meio dos links, os criminosos solicitam que os clientes informem dados pessoais. Por vezes, chegam a pedir a senha de bancos. Por imaginar que se trata de uma atividade legítima, os consumidores acabam acreditando na falsa veracidade da campanha e concedem as informações pedidas, facilitando o acesso às suas contas pelos golpistas.
Caso o cliente já tenha caído no golpe do PIX de Carnaval, a orientação do Nubank é que o consumidor entre em contato com a central de atendimento da fintech e também confira o novo blog SOS Nu. Por lá, o cliente tem acesso a algumas orientações detalhadas sobre como lidar com as consequências dessa ação.
Já em relação ao golpe atual, o Nubank liberou um artigo específico sobre ele, orientando sobre como agir.
Como evitar cair?
O banco informou “que não está realizando nenhuma promoção de PIX de Carnaval. Se você foi impactado por essa mensagem, não clique em nenhum link, nem compartilhe ou forneça informações pessoais”. Sendo assim, é preciso que o usuário fique atento a qualquer oferta duvidosa que receba em nome da fintech.
Esse esquema pode aparecer de formas diferentes.
Além dessas ofertas imperdíveis, os criminosos também podem enviar e-mails informando que compras suspeitas foram realizadas no cartão. A partir disso, o cliente deverá clicar em um link presente na mensagem para solucionar o problema. Ao clicar, o cidadão passa a se envolver em uma grande dor de cabeça.
O Nubank aconselha que os clientes nunca cliquem em links enviados por e-mail, SMS ou mensagens de WhatsApp. Perceba que os contatos feitos pelos golpistas são genéricos, ou seja, raramente eles são capazes de informar o nome do cliente e sempre há alguns erros de português.
Ademais, o banco informou que nunca irá solicitar a senha bancária do usuário. Em caso de dúvidas, ligue para a central de atendimento da financeira ou entre no site oficial do Nubank para ter acesso às informações de confiança.