scorecardresearch ghost pixel



Se você não fizer essas 6 coisas com o carro, vai desperdiçar gasolina

Confira alguns hábitos que farão seu carro economizar bem mais combustível do que de costume. São truques simples, mas muito eficientes.



Você quer economizar combustível, mas já não sabe mais o que fazer? Então separamos algumas dicas bem simples e práticas que farão total diferença no orçamento do seu mês.

Veja também: Difícil desapegar! 8 carros fora de linha, mas que quem tem NÃO vende

Ligue o ar-condicionado

Se você for pegar estrada, sempre prefira ligar o ar-condicionado ao invés de abrir os vidros do carro. Isso vai fazer com que você possa economizar até 25% de gasolina, dependendo do trajeto que faria naquele momento. Foi o que garantiu o engenheiro mecânico de automóveis Marcio D’Agosto, professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Os dados foram divulgados pelo jornal Extra.

Com os vidros do carro fechados, o carro faz menos esforço para se locomover e acaba gastando uma quantidade menor de combustível em toda a viagem. Isso ocorre porque o ar que entra na cabine interna do veículo funciona como uma força oposta ao deslocamento dele. Sendo assim, o carro perde potência e intensifica o trabalho do motor.

Aliás, caso o dia esteja bastante frio, aproveite para fechar os vidros e desligar o ar-condicionado. Essa é a melhor maneira de economizar combustível durante uma viagem. Depois, é só aproveitar as merecidas férias de julho e descansar com a família onde quer que tenha programado o passeio. Sobra até mais dinheiro para gastar com as atividades de turismo.

Evite entrar na reserva

Nada de 8 ou 80. Rodar com o tanque de combustível na reserva pode trazer prejuízos, mas enchê-lo demais também.

Quando a gasolina está na reserva, há mais espaço para evaporação, por isso, o combustível acaba mais rápido. Além disso, uma pane seca pode ocorrer.

Ao completar o tanque, é preciso obedecer ao freio do gatilho da bomba. Pedir para completar além do limite é ainda mais nocivo. Isso pode danificar o cânister que filtra gases tóxicos e poluentes. Isso faz gastar mais e render menos.

Isso ocorre devido a turbulência que o vento causa. O carro precisa de mais força para continuar acelerando e isso vai gastar mais do que o necessário.

Calibragem dos pneus para economizar

Um erro muito comum que atrapalha na hora de economizar combustível é rodar com os pneus descalibrados. O carro faz mais esforço para andar e na hora de efetuar curvas. Calibre os pneus.

Cuidado com preços baixos

Sabe aquele posto estranho, que não tem bandeira e que sempre aplica preços mais baixos? A vontade é de encher o tanque para ter economia. O problema é que o combustível pode não ter boa procedência e isso acarreta dois problemas: o carro gasta mais e pode dar defeito. Então, na dúvida, é melhor abastecer em postos confiáveis.

Dirigir pouco não ajuda a economizar

Pode parecer esquisito isso, mas se você quiser economizar combustível mesmo, não deve rodar aos poucos.

Isso porque o carro precisa de cerca de 8 km para aquecer o suficiente e funcionar de forma mais suave, o que vai gastar menos do que você espera. Sendo assim, dirigir “picado” ou em curtas distâncias pode fazer gastar mais.

Cuidado com os acessórios

Por fim, quem quiser economizar, deve diminuir os acessórios no carro. Quanto mais equipamento, mais esforço e maior o peso do veículo. Então sempre aposta no ditado de que “menos é mais” neste caso.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário