Quem nunca terminou uma refeição se sentindo estufado? Fato é que alguns alimentos podem deixar o nosso intestino irritado. Isso pode causar desconforto, gases e dores abdominais.
Veja também: Emagrecer comendo é possível! Top 5 alimentos para incluir hoje na dieta
Nem todo mundo têm esses sintomas ao ingerir determinados alimentos, isso varia conforme cada pessoa. Por isso, é muito importante se observar e entender quais ingredientes despertam algum desconforto em você.
Diminua o consumo destes alimentos que causam estufamento
1. Pimentão
Ele conta com frutose e capsaicina. A frutose é fermentativa em pessoas que estão com desequilíbrio intestinal. Quando elas consomem alimentos ricos neste açúcar, sentem que formam mais gases. Outro fator é o alto teor de capsaicina, substância responsável pela ardência de alimentos como pimentas e pimentões.
2. Mandioca
Ela é bem comum no verão, afinal entre dezembro e fevereiro temos a safra e a entressafra. Quem sofre com má digestão de amido pode se sentir estufado, com abdômen inchado e azia ao consumir mandioca (também conhecida como aipim).
Para evitar esse problema, cozinhe a mandioca, reserve na geladeira e deixe para consumir no dia seguinte. Outra dica é que, quanto menos cozinhá-la, melhor.
3. Caqui
O problema é causado pela frutose e pelo teor de fibras que esta fruta contém. Ou seja, o caqui é uma fruta laxante, o que é bom para quem sofre com constipação. Porém, esse efeito laxante se inicia com o aumento do volume de água no intestino, o que pode causar de imediato um estufamento.
4. Tomate
O tomate contém frutose e também é rico em histamina, uma substância que causa estufamento, comichões, eructação e azia. Dessa forma, caso você não tenha intolerância à histamina, mas sente-se estufado após consumir, faça preparos leves com tomate cozido, e não cru.
5. Abacaxi
Também pode estar envolvido na intolerância à histamina. Mas se você não tem esse problema, o abacaxi geralmente é indicado para redução do estufamento. Em outras palavras, por conter bromelina e muita água, ele consegue melhorar a digestão.
Banana, pimentas, abacate, pera, batata-doce, cebola, jiló e goiaba também podem ser citados, então se você sente estufamento e quer evitar o problema, diminua o consumo.