A presença de uma Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) está deixando o começo de 2023 extremamente chuvoso em diversas regiões do país. Assim, os acumulados de chuva já estão próximos do esperado em diversas partes da região Sudeste, Centro-Oeste e Norte. Por estarmos em um período úmido, já são esperadas precipitações frequentes.
Leia mais: Verão com cara de inverno? Sim, chuvas e frio dominam o início da estação.
No entanto, o excesso de chuvas por diversos dias é prejudicial à agricultura, visto que deixa o solo mais úmido e propício para o desenvolvimento de doenças nestas condições. Além disso, há também a preocupação com os alagamentos, inundações e maiores chances de deslizamento de terras.
De acordo com previsões, as precipitações em grande volume continuam nesta semana, porém a expectativa é de que a frequência comece a diminuir. Assim, elas acontecerão como pancadas isoladas, mas ainda com potencial para causar alguns dos transtornos citados acima. Confira a previsão do tempo para os próximos dias!
Chuvas continuam acontecendo em grande parte do Brasil
De acordo com as previsões, esta segunda (9) é o último dia em que a ZCAS está enfraquecida, contribuindo para as chuvas de alta intensidade entre o norte de São Paulo, sul de Minas Gerais e na região do Triângulo Mineiro. As chuvas podem atingir também o Rio de Janeiro, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
Já na terça-feira (10), as instabilidades ainda estarão presentes no Centro-Oeste e no Sudeste, mesmo sem a presença da ZCAS. Assim, as chuvas podem ocorrer de forma fraca ou moderada, além de deixar também o tempo nublado em grande parte das regiões. Os maiores acumulados estão previstos para o sul de Minas Gerais, no Triângulo Mineiro, e no estado de São Paulo.
Por fim, a quarta-feira (11) será de nebulosidade e chuvas pontuais no Brasil. Os estados de São Paulo, Minas Gerais e Goiás não devem sofrer com as precipitações. No entanto, o Mato Grosso e o Mato Grosso do Sul serão impactados com chuvas de alta intensidade. A expectativa é de que elas aconteçam de forma cada vez mais isoladas até o fim da semana.