scorecardresearch ghost pixel



Temporais, rajadas de vento e granizo marcam o início da primeira semana do ano

Em 12 estados, o volume de chuva deve passar dos 100 milímetros. Segunda-feira (2) é marcada por temporais, rajadas de vento e granizo em partes do país.



O novo ano começou com instabilidade climática no Brasil. Apesar do céu bonito na capital federal ontem (1º), a Climatempo emitiu boletim meteorológico para esta segunda-feira (2) alertando a população para temporais, rajadas de vento e granizo em diversas partes do país.

Leia também: Em quais regiões do Brasil deve chover mais durante o verão? Descubra agora!

Além disso, chuvas volumosas são indicadas sobre o Mato Grosso do Sul, Paraná, São Paulo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Sergipe, Pará, Amazonas, Roraima, norte de Mato Grosso, norte de Rondônia e Amapá.

Acumulados de chuva também são previstos no litoral do Rio Grande do Norte, da Paraíba, de Alagoas e Pernambuco, além do litoral baiano e na metade sul de Goiás.

Já os volumes de mais de 100 milímetros devem ocorrer em 12 localizações brasileiras: Minas Gerais, Pará, Amazonas, Amapá, Sergipe, Rio Grande do Sul, Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Santa Catarina, nordeste da Bahia e norte de Mato Grosso.

Regiões com temporais, rajadas de vento e granizo segundo a previsão

Em algumas regiões do Brasil, além da chuva volumosa, também estão recebendo ventos fortes, granizo e verdadeiras tempestades.

O alerta fala de temporais em Mato Grosso, Rondônia, centro-norte e leste do Amazonas, interior e litoral do Pará, Roraima, Amapá, centro-sul e oeste de Minas Gerais, Rio de Janeiro, centro-norte e oeste de São Paulo, sul do Espirito Santo e Goiás.

Até mesmo a região Sul, menos presente nos alertas durante o verão, deve receber tempestades no centro-norte e oeste do Paraná, em Santa Catarina e no centro-norte, leste e sul do Rio Grande do Sul. Os três estados também correm o risco de queda de granizo.

Outras partes do Brasil que devem contar com o fenômeno são o o interior e norte do Rio de Janeiro, sul do Espírito Santo, Zona da Mata Mineira, leste de Mato Grosso do Sul, sul de Goiás e no Triângulo Mineiro.

Já as rajadas de vento são previstas nos regiões Nordeste, Sudeste e Sul. As rajadas variando de 40 a 50 km/h no litoral gaúcho, em todo o litoral do Nordeste e no centro-norte do Ceará. Já o vento variando de 50 a 60 km/h é previsto no litoral norte do Rio de Janeiro e no extremo sul do Rio Grande do Sul.




Voltar ao topo

Deixe um comentário