scorecardresearch ghost pixel



Você pode ter perdido: Americanas entra com pedido de recuperação judicial; Lula altera comandos da PRF e PF; Desemprego atinge o menor índice desde 2016 e mais

Queda na taxa de desemprego e pedido de recuperação judicial da Americanas estão entre os destaques desta sexta, 20.



A semana termina com mudanças no comando regional da PRF (Polícia Rodoviária Federal) e na direção da PF (Polícia Federal). No caso da primeira corporação, apenas o superintendente do Piauí foi mantido no cargo.

Leia mais: Com medo de calote, clientes Nubank podem falir com a crise da Americanas?

Na economia, o assunto em destaque é o nível de desemprego no Brasil, que atingiu o nível baixo desde 2016. O pedido de recuperação judicial anunciado pela Americanas ontem, 19, também movimenta os noticiários.

Entre os principais assuntos do dia, veja também que nesta sexta-feira, 20, é feriado em parte do país. Confira todos os detalhes a seguir.

Troca de comando

O presidente Lula dispensou superintendentes regionais da PRF (Polícia Rodoviária Federal) em 25 estados e no Distrito Federal e modificou a direção da PF (Polícia Federal) em 18 unidades da federação. As decisões foram oficializadas em edição extra do Diário Oficial da União de ontem.

Apenas o superintendente da PRF do Piauí continua no cargo, e os nomes dos novos ocupantes não foram divulgados. No caso da PF, os substitutos já foram anunciados.

O destaque vai para o Rio de Janeiro, onde o delegado Leandro Almada, que trabalhou no caso Marielle Franco, assume a chefia regional. O novo diretor-geral da PRF, Antônio Fernando Souza Oliveira, já havia sido nomeado no dia 2 de janeiro.

Durante o governo Bolsonaro, a PRF estava sob o comando de Silvinei Vasques e foi acusada de favorecer manifestantes bolsonaristas. Por isso motivo, tornou-se alvo de ações no MPF (Ministério Público Federal).

Americanas em recuperação judicial

A Americanas entrou na última quinta-feira, 19, com pedido de recuperação judicial após acumular dívidas de R$ 43 bilhões. Analistas e investidores já esperavam a decisão da empresa.

Ainda ontem, a varejista divulgou um comunicado em que antecipava que poderia entrar em recuperação judicial em poucos dias devido à queima de caixa, que segundo ela é de “apenas R$ 800 milhões”.

A companhia deve ficar em quarto lugar entre as maiores operações de recuperação judicial realizadas no Brasil, segundo levantamentos dos escritórios de advocacia Lara Martins Advogados, Mingrone e Brandariz.

Agora, a Americanas ganha um prazo de 180 dias de suspensão de todas as suas obrigações de dívidas. Além disso, tem até 60 dias para apresentar a primeira versão de um plano de reestruturação e mais 50 dias para convocar e aprovar o plano em uma assembleia de credores.

Desemprego recua no Brasil

O desemprego atingiu a taxa recorde de 8,1% no Brasil no trimestre encerrado em novembro, menor patamar desde março de 2016. Os dados são da Pesquisa por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE).

Em agosto de 2022, os desocupados chegavam a 8,9%. O recuo de 0,9% é resultado de um aumento de 0,7 ponto percentual na taxa de emprego no mesmo período, o que corresponde a 680 mil novos empregados.

Em números, o volume de desempregados chegou a 8,7 milhões entre setembro e novembro, o menor contingente desde junho de 2015.

Feriado

Nesta sexta-feira, alguns municípios brasileiros comemoram o Dia de São Sebastião com feriado. A data não está presente no calendário de feriados nacionais, mas faz parte de cronogramas municipais.

Terão folga hoje apenas os moradores de Rio de Janeiro, Ribeirão Preto (SP) São Sebastião (SP). Nesses locais, o santo é considerado o padroeiro da cidade.

O próximo feriado nacional está previsto para o dia 7 de abril, quando é celebrada a Sexta-feira Santa. Apesar disso, é tradicional que os empregadores liberem os funcionários durante o ponto facultativo do Carnaval, que neste ano cai no dia 21 de fevereiro.




Voltar ao topo

Deixe um comentário