Arroz de ontem na geladeira pode virar um bolinho suculento e delicioso; veja a receita

Não jogue mais o arroz que está na geladeira fora. Ele pode se transformar em um delicioso bolinho crocante e muito saboroso. Veja a receita.



A reutilização de alimentos da geladeira é uma prática importante, tanto do ponto de vista econômico quanto do ponto de vista ambiental. Aproveitar as sobras de ingredientes disponíveis trata-se de uma maneira de reduzir a produção de resíduos, ainda que sejam orgânicos. Além disso, estimula a criatividade na cozinha, pela aplicação de receitas diferentes. Você pode fazer sopas, bolinhos, diferentes recheios e obter resultados surpreendentes. 

Veja também: Arroz que sobrou de ontem pode virar um delicioso nhoque de fazer salivar

Um ícone da culinária brasileira importada de outras culturas 

O bolinho de arroz é uma iguaria popular no Brasil, especialmente em regiões como São Paulo e Rio de Janeiro. Sua origem é incerta, mas acredita-se que tenha sido trazida ao país pelos imigrantes italianos no início do século XX. Na Itália, existe um preparo semelhante chamado “arancini”, que consiste em bolinhos de arroz recheados com carne, queijo e outros ingredientes. 

Os japoneses também são responsáveis pela receita 

No mesmo período da imigração italiana, os japoneses chegavam no território brasileiro trazendo suas tradições. A base da culinária japonesa é o arroz, servido em bolinhos, conhecidos como ‘’onigiris’’, que também apresentam recheios diferentes, com vegetais, carne de porco e até frutas. Essa refeição dos samurais influenciou bastante o paladar dos brasileiros. 

Como fazer um bolinho de arroz perfeito

Você vai precisar de: 

  • ½ Xícara de chá de amido de milho;
  • 3 Ovos inteiros;
  • ½ Xícara de chá de queijo parmesão ralado;
  • ½ Xícara de chá de leite integral;
  • Óleo para fritar;
  • 1 Colher de sopa de fermento em pó;
  • ½ Xícara de chá de farinha de trigo;
  • 2 Xícaras de chá de arroz pronto;
  • 2 Colheres de sopa de cheiro-verde picado. 

Modo de preparo: 

1º Passo: em um recipiente, misture todos os ovos, o amido de milho, o queijo parmesão, o leite, a farinha de trigo, o arroz e o cheiro verde. 

2º Passo: por fim, adicione o fermento em pó e volte a mexer, de preferência com um fuê ou utensílio que deixe a mistura cremosa e homogênea. 

3º Passo: termine de moldar a massa com as mãos e comece a modelar os bolinhos, mas não deixe-os muito grandes nem muito pequenos, para que a fritura fique perfeita. 

4º Passo: aqueça o óleo em uma panela e ao lado, deixe um prato forrado com papel toalha, que tem a função de absorver a gordura. 

5º Passo: pronto, agora sirva os bolinhos e lembre-se de que eles ficam mais gostosos quando consumidos de forma imediata.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário