O presidente Lula (PT) confirmou em entrevista nesta segunda (6) que as famílias cadastradas no Bolsa Família terão que apresentar o cartão de vacinação atualizado das crianças para manterem o pagamento do benefício. Além disso, as crianças também deverão estar devidamente matriculadas em escolas.
Leia mais: Bolsa Família de fevereiro cai na conta mais cedo: quando você recebe?
Já no caso das mulheres grávidas, será obrigatório que elas façam o acompanhamento pré-natal corretamente, de modo completo. O anúncio das novas condições foi feito durante o evento de inauguração do Super Centro Carioca de Saúde, no Rio de Janeiro.
Além das informações sobre os novos critérios do Bolsa Família, Lula ainda criticou a postura do ex-presidente Jair Bolsonaro de incentivar a população a não se vacinar contra a Covid-19.
Lula critica pais que não vacinam seus filhos
Dessa forma, Lula criticou durante o evento o movimento de negacionismo que foi instaurado nos últimos quatro anos no país. “Nós tivemos nos últimos tempos a maior campanha que já vi alguém fazer do negacionismo de uma vacina. Nunca imaginei um presidente mentindo tão descaradamente sobre os benefícios de uma vacina”, declarou Lula.
“Pelo amor de Deus, a gente não pode ser ignorante ao ponto de achar que não tem que tomar vacina. Uma mãe que não leva um filho para tomar a vacina contra a paralisia infantil, eu fico me perguntando que amor é esse. Hoje, além da propaganda, é preciso convencer as pessoas. É preciso convencer o pai e a mãe que uma criança tem que tomar vacina para o bem da criança e para o bem da família”, concluiu.