scorecardresearch ghost pixel



Brasil terá ‘Uber avião’? Anac pretender baixar preço de táxi-aéreo

Confira a decisão da Anac que pode transformar o tráfego aéreo brasileiros por meio de aplicativos que simulam uma espécie de “Uber avião”.



Se você está cansado de enfrentar o trânsito travado de grandes capitais ou precisa se deslocar rapidamente pelos estados brasileiros, há uma notícia animadora. A Agência Nacional de Aviação (Anac) informou que aprovou uma das medidas mais aguardadas do ano. As passagens individuais por empresas de táxi-aéreo serão possíveis no Brasil. Isso quer dizer que você poderá viajar de avião de um jeito mais fácil, barato e prático, em alguns casos.

Veja também: Top 5 melhores carros para Uber, 99 e outros apps de transporte em 2023

Avião como Uber? Projeto levou 3 anos de teste

Desde 2020, algumas regras para viajar de avião foram flexibilizadas por conta da pandemia. Algumas foram solicitadas e estavam até hoje sob análise dos órgãos competentes. Uma delas é a que viabiliza a passagem individual a ser vendida por empresas de táxi-aéreo.

Isso quer dizer que qualquer pessoa pode pagar uma passagem individual avulsa pessoal ou para carga em um avião de táxi-aéreo. As empresas que disponibilizam o serviço, poderão oferecê-lo em até 15 voos por semana. Esse número poderá ser ampliado pela Anac no futuro.

Existem aplicativos que oferecem passagem de avião no modo executivo por menos de R$ 1 mil.

Viajar de avião ficará mais fácil?

A plataforma Flapper, por exemplo, funciona de modo similar à Uber. Ela permite reservar helicópteros e outras aeronaves ou apenas comprar um assento para viajar por meio de táxi-aéreo.

Com a facilidade do processo, novas empresas devem entrar no ramo e competir até com gigantes da aviação. Ao longo do tempo, a alta concorrência tende a diminuir o preço do transporte por esse tipo de mecanismo.

Uma viagem urgente do Rio Grande do Sul para a Paraíba, por exemplo, poderá ser feita sem toda a burocracia e os altos custos que as empresas tradicionais oferecem atualmente. Diante disso, alguns analistas encaram a novidade da Anac como uma forma de democratizar o acesso ao transporte aéreo na população, ainda que as passagens tenham um preço caro para os padrões brasileiros.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário